Um macaco bugio foi flagrado andando na rua 11 de Novembro, no Centro de Massaranduba. Quem fez o registro do animal foi o morador do município, Ailton Petry, na manhã desta quinta-feira (16).
“Já vi alguns, mas sempre no mato. Esta foi a primeira vez que vi um fora da mata, de tão perto”, disse Ailton.
Segundo o biólogo da Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente (Fujama), Gilberto Duwe, o macaco bugio vive em bandos e é encontrado mais no topo das árvores.
“Esse bugio flagrado é um macho. Às vezes eles brigam no bando e acabam saindo, para procurar outros. Ou também simplesmente passam de uma área florestal para outra ou estão procurando alimento”, disse.
Gilberto informou ainda o que deve ser feito caso encontre o animal.
“O ideal é cuidar para evitar algum acidente com o bugio e deixar com que ele siga o caminho para a mata novamente”, disse.
É importante destacar que o macaco bugio não é o transmissor de febre amarela, mas sim vítima do mosquito que transmite a doença.
Assista ao vídeo