Em parceria com a Rastro Consultoria em Sustentabilidade, a Companhia Águas de Joinville lançou uma videoaula sobre compostagem, que ensina a montar um minhocário. Os objetos para montar o equipamento são facilmente encontrados.

A videoaula faz parte do trabalho técnico social da Companhia, que oferece oficinas de geração de renda para as comunidades que recebem obras de saneamento básico. A próxima videoaula será sobre produtos naturais.

O minhocário é uma das várias formas de compostagem, que é um conjunto de técnicas que transformam resíduos orgânicos (cascas de frutas, de ovos, talos, etc) em adubo.

O processo resulta em dois produtos, o adubo sólido (húmus) e o líquido (biofertilizante), que é concentrado e deve ser diluído para ser aplicado nas plantas.

A compostagem dá origem a um adubo de qualidade, e é uma forma de reciclar algo que iria para o aterro sanitário. “Estima-se que 50% do lixo gerado nas casas é formado por resíduos orgânicos”, afirma Gustavo Ritzmann, educador da Rastro Sustentabilidade.

Qualquer pessoa pode ter um minhocário em casa ou até em apartamentos. A composteira não exala odores.

Para obter a apostila sobre como montar um minhocário, os interessados devem enviar e-mail para contato@rastro.eco.br.

Assista a videoaula sobre compostagem:

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul