VÍDEO: Cinco baleias são vistas nadando em Florianópolis

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

01/07/2021 - 09:07 - Atualizada em: 01/07/2021 - 09:51

Cinco baleias-jubarte foram avistadas nadando juntas em Florianópolis nesta quarta-feira (30). Uma equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) fez o registro da passagem dos animais. Segundo especialistas, as baleias estavam saudáveis.

“O monitoramento deste animais tem como objetivo registrar e resgatar animais marinhos vivos debilitados ou mortos, mas para nossa surpresa, as jubartes apareceram bem próxima a nossa embarcação”, informa o projeto.

A presença das baleias no litoral catarinense neste ano pode estar sendo influenciada por uma elevação na temperatura do mar que de acordo com o biólogo da Epagri/Ciram Luiz Vianna, desde o início do outono vem se observando um aumento da temperatura da superfície do mar (TSM) no Oceano Atlântico sul.

“Suspeitamos que esse fenômeno possa ser um dos motivos para elas terem se aproximado e ficado por tanto tempo no nosso litoral”, explica.

Este aumento na temperatura já tinha sido notado em abril, mas permaneceu até a segunda semana de junho.

De acordo com o projeto Baleia Jubarte, na época de reprodução que acontece nos meses de julho a novembro, essa espécie migra dos mares antárticos, para o norte em busca de águas mais quentes. Essa mudança acontece porque os filhotes não tem gordura suficiente para resistir a temperaturas mais frias.