Vídeo: Chuva causa alagamentos e deslizamentos em cidades do Litoral de SC

Em Florianópolis, o bairro Ingleses, no Norte da Ilha, ficou com algumas ruas completamente alagadas | Foto: Divulgação/Redes Sociais

Por: Lucas Pavin

27/12/2020 - 15:12 - Atualizada em: 27/12/2020 - 19:21

A forte chuva que atingiu algumas partes de Santa Catarina neste domingo (27) deixou vários pontos de alagamento e até deslizamento em cidades do Litoral.

A capital Florianópolis foi uma delas. Com cerca de 70 milímetros de chuva nas últimas 12 horas, conforme revelado por Alexandre Vieira, da Defesa Civil municipal, o Norte da Ilha é o local mais crítico.

O bairro Ingleses e a praia do Moçambique registraram alagamentos, impossibilitando carros de transitar em alguns pontos.

Há ainda relatos de imóveis completamente tomados pelas águas na região do Sítio de Baixo, na rua José Domingos Ramos, e alguns estabelecimentos inundados nos Ingleses.

Já a região da Lagoa da Conceição chegou a ficar sem energia após a explosão de um poste durante a trovoada.

Segundo a Defesa Civil, a intensidade da chuva deve aumentar ainda mais entre domingo (27) e segunda-feira (28).

Rio Capivari transbordou em Florianópolis | Foto: Divulgação/Redes Sociais

Rua alagada na praia do Moçambique | Foto: Divulgação/Redes Sociais

Estragos em Balneário Camboriú e Bombinhas

A chuva intensa também causou danos em outras cidades litorâneas. Em Balneário Camboriú, por exemplo, a Avenida Atlântica foi invadida pela água.

O temporal ainda fez a areia da praia sofrer erosões e acumular vários alagamentos em outros pontos como Avenida das Flores, Centro, Nações, Vila Real e Praia dos Amores.

Além disso, foi registrado deslizamento de terra nos bairros Nova Esperança, Nações e Interpraias, que atingiram casas e ruas.

Três deslizamentos foram registrados em Balneário Camboriú | Foto: Defesa Civil

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, novos deslizamentos podem ocorrer nos próximos dias.

“As áreas de risco de movimentos de massa no município caracterizam-se pela ocupação em encostas por moradias vulneráveis em sistema corte-aterro. Esta situação associada à precipitação incidente (ou acumulada) e a previsão meteorológica indica que pode ocorrer um número significativo de deslizamentos induzidos e deslizamentos esparsos em encostas naturais”, diz o alerta.

Já em Bombinhas houve registros de alagamentos nos bairros Bombinhas, Bombas, José Amândio e Mariscal.

Erosão na faixa areia da praia de Balneário Camboriú | Foto: Divulgação/ Defesa Civil

Avenida Atlântica de BC ficou alagada | Foto: Divulgação/Redes Sociais

Foto: Divulgação/Balneário Camboriú

Estragos causados em Bombinhas | Foto: Divulgação/Defesa Civil

Alagamentos em Barra Velha

Barra Velha foi outra cidade atingida com alagamentos. Vias publicadas foram tomadas após chover 72 milímetros em 24 horas.

De acordo com o chefe da Defesa civil, Elton Cunha, não houve ocorrência pela Defesa Civil ou Bombeiros até o meio dia deste domingo (27).

Foto: Divulgação/Defesa Civil

Foto: Divulgação/Defesa Civil

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul