No próximo domingo (12) será celebrada a Páscoa para a igreja católica e, como todos os anos, a Semana Santa é repleta de atividades e comemorações que contextualizam a celebração da ressurreição de Jesus Cristo.

Em meio a pandemia do Coronavírus (Covid-19), a Diocese de Joinville preparou uma programação especial para os fiéis e admiradores da fé católica. As missas serão realizadas pelos padres, mas sem a presença física dos fiéis, que estarão acompanhando todos os detalhes através de transmissão ao vivo nas redes sociais da igreja.

As Missas, que serão transmitidas pelo facebook, serão presididas pelo bisco da Diocese de Joinville, Dom Francisco. Nesta quinta-feira (9) é o dia da instituição da Eucaristia, que corresponde a ação de graças pelas dádivas que Jesus deu a humanidade antes de morrer. Às 19h será transmitida uma das missas.

É também o dia que geralmente é realizada a celebração de lava-pés que representa a humildade, mas que devido a recomendação do Ministério da Saúde e da OMS de evitar contato e manter distância, a simbologia não será realizada este ano.

Sexta-feira (10) a programação contínua com as leituras que memorizam a morte de Jesus, as missas serão realizadas às 15h e 19h. Já no Sábado Santo, também chamado de Vigília Pascal, os fiéis perseveram em oração à espera do domingo de Páscoa, que, segundo a fé católica, Jesus foi ressuscitado dentre os mortos.

Em vídeo divulgado pela Diocese de Joinville, o bisco faz uma reflexão sobre a páscoa deste ano em meio a pandemia.

“Em tempos difíceis, não faltam mãos que curam, que consolam, que produzem alimentos, mãos que mantém os serviços essenciais, que vão ao encontro dos mais necessitados. Mas o que é tudo isso? É a Páscoa do Senhor Jesus Cristo atualizada. É a ressurreição de corações que saem do individualismo e se preocupam com o próximo”, explicou.

Confira o vídeo:

 

Serviço

  • O quê: Missas de Páscoa
  • Quando: Quinta-feira, às 19h. Sexta-feira, às 15 e 19h. Sábado, às 19h e Domingo, às 10h.
  • Onde: Facebook da Diocese de Joinville (Online)

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul