Vídeo: Baleia-franca é avistada na praia do Campeche, em Florianópolis

Reprodução

Por: Schirlei Alves

23/07/2018 - 11:07 - Atualizada em: 23/07/2018 - 15:00

Um admirador do mar muito atento flagrou uma baleia-franca nadando nas águas do Campeche, em Florianópolis, no fim de semana. Os belos saltos do animal foram registrados em vídeo que circulou pelo WhatsApp.

Até a manhã desta segunda-feira, o autor das imagens não havia sido identificado pelo Instituto Australis. No entanto, a diretora de pesquisa Karina Groch, que monitora as baleias-franca, confirmou que as imagens são deste fim de semana.

De acordo com Karina, esta não foi a primeira vez que a baleia deu o ar da graça no Sul da Ilha. É que neste ano, as baleias chegaram mais cedo ao Litoral Catarinense.

No dia 15, foi realizado o primeiro sobrevoo da temporada 2018 pela SCPar Porto de Imbituba, com execução da Acquaplan e do Instituto Australis. Os profissionais verificaram a extensão da Área de Proteção Ambiental (APA) da baleia-franca, de Florianópolis a Balneário Rincão (local de maior concentração da espécie), estendendo até Torres (RS). Ao menos 36 baleias foram avistadas no sobrevoo.

A maior concentração, segundo a SCPar, foi vista em Imbituba, principalmente nas praias do Rosa, Barra de Ibiraquera, Ribanceira e Itapirubá.

 

Confira o vídeo com imagens da baleia no Campeche

https://youtu.be/5xG9GHo5pHY

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?