Por meio de uma ação inédita do OCP News, milhares de fiéis tiveram a oportunidade de acompanhar, neste domingo (19), ao culto matutino da Igreja Luterana Apóstolo Pedro, de Jaraguá do Sul.

Por causa da pandemia do coronavírus, que ainda demanda o isolamento para conter a disseminação da Covid-19, os cultos, missas e outras celebrações religiosas foram suspensas temporariamente, para proteção dos participantes e de toda a comunidade.

Mas, a espiritualidade tem papel fundamental na vida do ser humano, principalmente em momentos incertos e difíceis como este.

Entendendo que o bem-estar espiritual e emocional das pessoas tem ainda mais peso na superação desta crise e sabendo de seu papel na sociedade – que vai além de informar o cidadão -, o OCP News formou uma parceria com a Comunidade Luterana para um evento inédito: a transmissão ao vivo do culto dominical.

"A ideia surgiu dentro da nossa busca constante de conectar a comunidade e sentimos que, neste momento que vivemos, com o coronavírus, as pessoas sentiam falta de estar conectadas com a palavra de Deus", conta Walter Janssen, presidente da Rede OCP de Comunicação.

"Quando perguntamos para quem assitia missas e cultos de outras regiões se eles gostariam de ver algo assim sendo feito localmente, a resposta positiva foi unânime", completa.

Assista ao culto:

Mensagem de fé ultrapassa barreiras

O culto deste domingo falou principalmente sobre enfrentar este momento sem medo, mantendo a confiança de que um ser maior está olhando por todos e que é preciso continuar tendo fé.

A mensagem, em sua forma mais profunda, acaba alcançando a toda população, independentemente de sua crença.

E é esse acolhimento a todos os seres humanos, que ultrapassa as barreiras de crença, que a Comunidade Luterana deseja oferecer.

“A gente quer ser uma igreja para a cidade, a gente quer servir a cidade. Entendemos que não somos uma comunidade fechada, mas que a gente está aqui para fazer a diferença”, diz o pastor Rafael Coelho.

Com a transmissão do culto, Coelho conta que o presbitério fica muito feliz e satisfeito de ver que não apenas quem tem interesse na religião ou já é membro da comunidade pode se beneficiar da mensagem.

Foto Divulgação

“Esse é um ato que, para nós, é o principal, ver o alcance da mensagem para diversas pessoas que talvez até querem Deus, mas quem sabe nunca procuraram uma igreja e agora podem ter acesso”, afirma.

Por outro lado, ver também os membros da comunidade, principalmente os mais idosos, participando e acompanhando o culto ao vivo, de suas casas, também é motivo de alegria.

“Essa foi também é uma iniciativa para cuidar dos nossos idosos, que a gente sabe que é um público que, mesmo às vezes silencioso diante de tudo isso, quem sabe é o principal atingido pelos fatores de risco, por ter que ter o dobro de cuidado e isolamento. Quanto da emoção, do sentimento e até da falta de relacionamento que essas pessoas estão vivendo deixa carência, saudades, uma necessidade de uma palavra, de uma atenção especial”, observa o pastor.

Transmissão alcança mais de 50 mil pessoas

A transmissão inédita do culto dominical da Igreja Luterana Apóstolo Pedro neste domingo (9), pelo OCP News, mobilizou milhares de pessoas já superou de 13 mil visualizações.

Até o momento, foram mais de 54 mil pessoas alcançadas de alguma maneira pela iniciativa, conforme dados do Facebook, onde o culto também foi transmitido.

Durante a transmissão ao vivo, quase 400 pessoas chegaram a acompanhar o culto simultaneamente. Os números alegraram o pastor Rafael Coelho.

"Sentimos muita gratidão. Vimos os números de visualizações e todos aqui estão muito felizes. É uma alegria de ver a mensagem chegando para mais gente e também de ver o jornal tomando essa iniciativa, de entender e perceber que nesse momento a palavra de Deus é muito importante", ele avalia.

OCPTV fortalecida

O ano de 2020 trouxe a força do OCP também no formato de vídeo. E mesmo neste momento de reclusão, devido ao coronavírus, os trabalhos não param.

Para aproximar mais o público do trabalho diário realizado, os repórteres Dyovana Koiwaski, Juliano Couto, William Fritzke, Deivide Sacramento e Adilson Amorim, entram ao vivo todos os dias de suas casas, para transmitir as principais atualizações sobre o assunto.

Somente no mês de março, foram produzidos mais de 45 vídeos para as páginas do Facebook, dos quais 32 foram lives de atualização sobre o principal tema do momento.

Ao todo, o mês de março somou 972,7 mil visualizações, das quais 717,6 mil foram somente das transmissões ao vivo.

Foto Reprodução/OCP News

A transmissão do culto da Igreja Luterana é mais uma iniciativa desse departamento do OCP, e que terá continuidade durante toda a quarentena, a partir das 9h aos domingos.

Fiéis se engajam com iniciativa e participam do culto

Para Edi Berta Paulina Zils Hertel, de 85 anos, o culto deste domingo foi muito bonito. "Que bom que tem na TV", ela diz.

"A transmissão da cerimônia é bom para as pessoas", continua Oma Edi, como é chamada carinhosamente pela família. "Assim, todos podem escutar a palavra de Deus em casa", completa.

Acostumada a ir aos cultos, nos domingos, Oma Edi diz que sente falta de participar na Igreja, das celebrações.

"Ir à Igreja é melhor, mas como tem em casa também está bom", avalia.

O que Edi sente mais falta é do grupo de idosos, onde podia conversar com as amigas, escutar a palavra do pastor e ainda saborear uma deliciosa refeição.

Veja o que outros fieis comentaram durante a transmissão:

Foto Reprodução/OCP News

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul