Depois de dois anos de atrasos, paradas e reinícios, a empresa Neovia Engenharia, de Curitiba, retomou os trabalhos para concluir a pavimentação do viaduto da Avenida Waldemar Grubba. A obra começou na tarde de ontem e, de acordo com o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), deve ser concluída até setembro.
A assessoria de comunicação do departamento em Santa Catarina divulgou nota afirmando que foram disponibilizados R$ 763,8 mil para pavimentar os 800 metros da estrutura. “O DNIT-SC rescindiu o contrato com a empresa por não conclusão da obra. A empresa executou 82,63% da obra. Na última medição em julho totalizou recebido de R$ 5.396,073,36”, afirma a nota. O departamento ainda afirmou que “sabe da importância desta obra para a região. No entanto, dentro da legalidade, respeitou todos os prazos e buscou a melhor e mais rápida solução para conclusão”.
O engenheiro civil responsável da Neovia Engenharia, Julianbo Batista Branco, ontem de manhã conferia o início dos trabalhos dos cerca de 20 operários da empresa. Ele confirma que a Neovida já presta serviços no trecho da rodovia que vai de São Francisco do Sul até Corupá.
“O Dnit nos designou para terminar essa obra. Temos 30 dias para liberar a pavimentação asfáltica, a sinalização horizontal e a barreira new jersey (concreto de contenção)”, conta. Ele afirma que a jornada de trabalho será das 7h às 18h e aos sábados pela manhã.
A demora na conclusão da obra levou à indignação da população, manifestações e protestos, tanto que o empreendimento público chegou a ser chamado de “Viaduto da Vergonha”. Recentemente, as barreiras impedindo a passagem foram derrubadas por condutores, que atravessam a estrutura mesmo com os riscos quanto à segurança.
Na semana que passou, o impasse levou os deputados federais Mauro Mariani (PMDB) e Jorginho Mello (PR) a conversaram com representantes do órgão, em Brasília, para garantir a retomada, informação repassada ao prefeito Dieter Janssen na tarde da última quinta-feira (14).
https://www.youtube.com/watch?v=l1bvWGYBTMU&feature=youtu.be