Viaduto do Carianos é liberado ao trânsito em Florianópolis

Foto Cristiano Estrela/Secom

Por: Ewaldo Willerding Neto

01/10/2019 - 08:10 - Atualizada em: 01/10/2019 - 11:06

O viaduto Carianos, que faz a ligação com o novo acesso ao Sul da Ilha de Santa Catarina e ao novo aeroporto de Florianópolis, foi liberado para o trânsito de veículos.

O elevado está localizado na SC-401, próximo ao Estádio Aderbal Ramos da Silva (Ressacada), e deve ser acessado por quem quer seguir em direção ao Sul da Ilha e ao novo terminal aeroportuário.

“O viaduto está com todas as condições de ligação e segurança garantidas e por isso foi possível liberar o trânsito antes do previsto”, informou o secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Calos Hassler.

Novo Acesso ao Sul da Ilha

Com extensão total de oito quilômetros, o acesso ao Sul da Ilha foi liberado no último sábado (28) com aproximadamente 1,5 quilômetro em pista simples, sendo um trecho no início do lote 1A, do Trevo da Seta até a ponte do Rio Tavares, e em toda a extensão do lote 1B, do fim do viaduto Carianos até o fim do loteamento Santos Dumont.

O elevado está localizado próximo ao Estádio da Ressacada | Foto Cristiano Estrela/Secom

No lote 1B, a pista em mão dupla inicia pelo lado esquerdo da rodovia até o quilômetro 12+100, onde foi realizado um desvio provisório para a pista do lado direito da estrada e segue por ela até a ligação com as pistas duplas do lote 1C, que continuam até a interseção de acesso ao Sul da Ilha.

Para garantir a passagem de veículos, desde o começo de 2019, o Governo do Estado fez quase três vezes mais desapropriações de imóveis em comparação aos quatro anos anteriores.

Em números

De 254 processos, a equipe da Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), em parceria com a equipe da Procuradoria Geral do Estado (PGE), solucionou 187 casos de janeiro a setembro deste ano. De junho de 2014 a dezembro de 2018, foram 65 lotes desapropriados.

Os serviços também foram acelerados. A obra será realizada quase três vezes mais rápida do que nos anos anteriores. Em 15 meses – até março de 2020 – serão executados 40% dos trabalhos, ao passo que, de junho de 2014 até dezembro de 2018, a execução foi de 60%.

Receba as notícias do OCP pelo WhatsApp: