Os 18 vereadores mirins de Joinville participam logo mais, às 14 horas desta quarta-feira (9), da aula inaugural do curso de Educação Patrimonial, realizado pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
O projeto foi elaborado pela Coordenação de Patrimônio Cultural da Secult, com o objetivo de mostrar às crianças o que é patrimônio cultural, como se identifica, apresentar ícones da cultura de Joinville e, sobretudo, ensiná-las a identificar e perceber elementos que fazem parte da cultura local.
Além das aulas expositivas, os alunos participarão de atividades práticas e lúdicas, como exercícios, jogos e visita monitorada pelo centro de Joinville, para identificação de imóveis pertencentes ao patrimônio histórico da cidade.
Entre os temas que serão abordados durante o curso, estão conceitos de cultura, referência cultural, identidade, pertencimento e cidade; cultura alimentar e patrimônio imaterial; conceito de patrimônio cultural material, tombamento e história de Joinville; e prática do processo de tombamento.
Como fechamento do curso, no segundo semestre os vereadores mirins irão montar uma exposição na Câmara de Vereadores com peças e elementos culturais que eles mesmos identificarão junto à família, escola e comunidade onde vivem.
De acordo com a historiadora Valéria Esteves, uma das responsáveis pelo projeto, a ideia é posteriormente estender o trabalho às escolas da rede municipal, com objetivo de fomentar a educação patrimonial. “Queremos despertar nas crianças a visão para a cultura, pois dentro do convívio diário, às vezes não é possível perceber o que faz parte do nosso patrimônio cultural e não conseguimos identificar o que é legitimamente nosso. É essa percepção que desejamos mudar”, explica Valéria.
Serviço
O quê? Curso sobre Educação Patrimonial para os Vereadores Mirins de Joinville
Quando? Quarta-feira (9), às 14 horas
Onde? Câmara de Vereadores de Joinville
*Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Joinville