Vereadores buscam solução para o Ceasa de Joinville

Foto: Divulgação

Por: Thomas Madrigano

07/04/2021 - 14:04 - Atualizada em: 07/04/2021 - 14:55

Na manhã desta quarta-feira (7), vereadores de Joinville participaram de reunião na Central de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa), em Pirabeiraba.

O encontro reuniu lideranças da agricultura – do município e do estado – para debater a estadualização da central de Joinville como solução para os problemas estruturais do prédio. Atualmente, apenas cinco dos 16 boxes da central joinvilense estão em operação.

 

 

Na semana passada, na reunião da Comissão de Economia da Câmara de Vereadores de Joinville, a funcionária do Ceasa Sirley Lehmkuhl Goedert citou as necessidade de reformas no pavilhão do agricultor e na estrutura do edifício, além da urgência na individualização da energia elétrica.

A reunião desta manhã, que foi realizada em um pavilhão sem paredes e com vários problemas no telhado, serviu para que, novamente, fosse discutida a possibilidade de se estadualizar a central de Joinville, que se encontra sob administração municipal.

Presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Plínio Castro analisou que a pauta “tem tudo para dar certo por ter muitos envolvidos”, mas observou que a Cidasc não tem orçamento previsto para essa situação.

Para ele, a solução deve vir de uma decisão do governo do estado com a Secretaria Estadual de Agricultura.

Durante a reunião, o presidente da Comissão de Economia, vereador Osmar Vicente (PSC), manifestou-se a favor de soluções para a estrutura. Na opinião dele, o objetivo é que o Ceasa de Joinville seja produtivo para os agricultores e comerciantes e para os consumidores.

Situação

Membro da comissão, o vereador Sidney Sabel (DEM) vê a situação do Ceasa como inconcebível. “Temos que dar uma resposta aos nossos agricultores, nós que somos vereadores aqui da área rural somos cobrados diariamente”, afirmou.

Na opinião do vereador Adilson Girardi (MDB), proponente da inspeção desta manhã, a resolução dos problemas do Ceasa traz “mais dignidade para agricultores joinvilenses”. Para ele, “o funcionamento do Ceasa significa a sobrevivência da agricultura familiar e reforça a economia da cidade”.

Nova reunião

Uma nova reunião com representantes do governo estadual foi deliberada para a próxima semana, ainda sem data e local confirmados. Sidney Sabel sugeriu que a Câmara tenha um representante neste encontro, o que foi aceito pelos demais participantes.

Além de vereadores e representantes da Cidasc citados, a reunião contou com a presença do vereador Henrique Deckmann (MDB), boxistas e representantes do Ceasa, da Secretaria de Agricultura de Santa Catarina, da Empresa de Pesquisa, Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) e da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Nordeste de Santa Catarina.

Fonte: Câmara de Vereadores de Joinville