Vereador Sidney Sabel pede volta do convênio entre as secretarias de Educação de Joinville e Campo Alegre

Irmãos Sidinei e Davi aguardando a condução para irem à escola | Foto: Arquivo Pessoal

Por: Thomas Madrigano

15/02/2021 - 20:02 - Atualizada em: 16/02/2021 - 15:10

O vereador Sidney Sabel pede a volta do convênio entre as secretarias de Educação de Joinville e Campo Alegre, no Norte catarinense.

A motivação do pedido é facilitar a vida de diversas crianças que, apesar de morarem em Joinville, estão mais próximas das escolas de Campo Alegre.

 

 

Margarete é mãe dos dois meninos, um de 9 e outro de 4 anos. A família vive no quilômetro 48 da SC-418, na divisa com Campo Alegre.

O drama vivido pelos irmãos é o mesmo do de outras 23 crianças que moram no limite entre o distrito de Pirabeiraba e o município vizinho: elas ainda não estão matriculadas em uma escola.

Isso porque os pais estão aguardando uma posição da prefeitura de Joinville. Estes alunos, por morarem mais próximo de Campo Alegre, sempre estudaram na cidade vizinha.

Convênio

Devido a um convênio firmado entre as secretarias de Educação das duas cidades, o transporte era feito pela prefeitura de Joinville

No entanto, o convênio não foi renovado neste ano, e essas famílias buscam uma resposta da prefeitura.

Com o intuito de solucionar o problema, o vereador Sidney Sabel conversou com o prefeito Adriano Silva, o secretário da Educação, Diego Calegari, e a secretária de Educação de Campo Alegre, Carla Luciane Fuckner Kotovicz.

“Tenho cobrado a prefeitura, não podemos permitir que essas crianças se arrisquem descendo e subindo a serra, diariamente. Além da segurança, que dever ser a prioridade, o custo de manter essas crianças estudando em Campo Alegre é muito menor do que trazer elas para estudar em Joinville”, disse o vereador Sidney Sabel.

Impasse

As crianças sempre estudaram na escola Maria Dina Moreira, em Campo Alegre, e agora os pais sofrem com a possibilidade de elas terem que estudar em Joinville, pois a escola mais próxima fica a 25 quilômetros de distância.

“A gente tem muito medo. Tem acidente quase todo dia nessa serra. Já pensou as crianças terem que descer e subir todo dia? Como que a gente vai conseguir trabalhar, em paz, desse jeito? Vão deixar para renovar o convênio só quando houver um acidente?”, questionou Margarete.

Beatriz está na mesma situação. Ela tem dois filhos em idade escolar: Maria Eduarda, de 9 anos, e o irmão, de apenas 4, que vai iniciar a vida estudantil neste ano.

Ela também está muito preocupada. “A gente tem medo, né? Há neblina, muita chuva, muitos acidentes. A maioria das crianças que moram aqui não tem nem 10 anos, não sabe se virar com nada. Estamos muito receosos”, contou Beatriz.

As aulas, em Campo Alegre, iniciam no dia 18 de fevereiro, enquanto em Joinville tiveram início no último dia 8.

Em 2019, quando foi feito o último levantamento, foram registrados 125 acidentes na Serra Dona Francisca, com 47 feridos e cinco mortos, em apenas oito meses.