Vencedores do Prêmio Professor Nota 10 de Florianópolis são divulgados

A “Campanha para sonhar” surgiu no Núcleo EJA Sul I, na Costeira do Pirajubaé | Foto Divulgação/PMF

Por: Ewaldo Willerding Neto

12/10/2018 - 05:10

Uma exposição de fotografias feitas por crianças. Uma campanha de sonhos. Uma manifestação a favor do uso de bicicletas. A confecção de um  fanzine . Estudos sobre o sistema solar. Os cinco vencedores do Prêmio Professor Nota 10 foram divulgados pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

Confira os escolhidos:

  • Ana Letícia, do Núcleo de Educação Infantil Municipal Orlandina Cordeiro (Saco Grande);
  • Janete Elenice Jorge, da Educação de Jovens, Adultos e Idosos – EJA Sul I (Costeira do Pirajubaé);
  • Ana Destri, do Núcleo de Educação Infantil Municipal Nagib Jabor (Estreito);
  • Julisse Oker Savi da Silva, da Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro (Rio Tavares);
  • Bruno Simões, da Escola Básica Municipal Aricomedes da Silva (Cachoeira do Bom Jesus).

Em sua sétima edição, a premiação consiste na seleção de experiências pedagógicas desenvolvidas durante o ano letivo por professores em exercício na rede municipal ou instituições conveniadas.

Para o secretário de Educação de Florianópolis Maurício Fernandes Pereira, ações inovadoras, criativas e transformadoras tornam o exercício do magistério ainda mais especial.

“O Prêmio Professor Nota 10 visa reconhecer e dar visibilidade aos profissionais da nossa rede de ensino, que nos inspiram e nos incentivam diariamente”, acrescenta o secretário Maurício Fernandes Pereira.

Premiação na Câmara

Os vencedores serão premiados em uma solenidade na Câmara de Vereadores de Florianópolis, parceira da prefeitura no projeto. Na ocasião, ocorrerá a entrega de medalhas e diplomas.

contemplar a diversidade dos estudantes.

O sistema solar

Professora Julisse Oker Savi da Silva desenvolveu com os estudantes o projeto “Sistema solar” | Foto Divulgação/PMF

Aprofundar os conhecimentos dos estudantes sobre o sistema solar, desde o Big Bang até as descobertas atuais. A professora Julisse Oker Savi da Silva, da Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, no Rio Tavares, desenvolveu com os estudantes do quinto ano o projeto “Sistema solar”.

O objetivo era construir um sistema solar em escala, utilizando os conceitos matemáticos de medidas, escalas, raio, circunferência e número PI.

Os estudantes começaram montando o Sol, utilizando folhas de revistas, cartolinas e cola. A partir dele, desenvolveram cálculos para descobrir os diâmetros, raios e circunferências que precisariam para construir os planetas. Depois, os planetas foram confeccionados utilizando objetos redondos que os estudantes levaram para a sala de aula.

O trabalho foi apresentado nas Feiras de Matemática e Ciências de Florianópolis.

Fotógrafos mirins

A professora Ana Letícia Ladik, do Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim) Orlandina Cordeiro, no Saco Grande, desenvolveu o projeto “Com os olhos de criança”.

O objetivo era a imersão das crianças como sujeitos ativos e participantes do processo educativo através da fotografia.

Foi disponibilizada para cada criança do grupo de cinco anos uma câmera, para que elas fotografassem a rotina diária da unidade educativa. O resultado foi uma exposição fotográfica onde os pequenos puderam prestigiar as próprias criações.

Qual é o seu sonho?

A “Campanha para sonhar” surgiu no Núcleo EJA Sul I, na Costeira do Pirajubaé, como tentativa de estimular os estudantes da turma de alfabetização da Educação de Jovens, Adultos e Idosos a pensar sobre seus desejos e suas expectativas diante de uma realidade social que se apresenta cada vez mais fria e desigual.

Desenvolvido por Janete Elenice Jorge, após a exibição e discussão sobre o curta-metragem “Severinas”, os estudantes produziram cartazes expondo seus sonhos, que foram fotografados e exibidos em uma campanha na página do facebook da EJA Sul I.

Entre os sonhos estão fazer uma faculdade, morar num sítio, ter uma casa própria e ser mãe.

Mobilidade urbana

Ana Maria Nascimento Destri foi a responsável pelo “Ressignificando o Dia da Rodinha – massinha crítica em formação” no Neim Nagib Jabor. A unidade, localizada no Estreito, já realizava o Dia da Rodinha, quando os pequenos brincavam com bicicletas, patinetes e skates.

A proposta da professora foi ressignificar essa iniciativa, levando as crianças para a fila da Avenida Ivo Silveira, nos arredores do núcleo de educação, no Dia Mundial Sem Carro. Lá, manifestaram-se com cartazes, apitos, música e os gritos de paz “mais amor, menos motor” e “mais bicicletas, menos carros”. O objetivo foi sensibilizar os motoristas sobre o uso consciente do carro.

Fanzines

O professor de geografia Bruno Simões Friestino criou o “Projeto Fanzine” | Foto Divulgação/PMF

O professor de geografia Bruno Simões Friestino, da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, na Cachoeira do Bom Jesus, criou o “Projeto Fanzine”. Fanzines são pequenas revistas confeccionadas artesanalmente e de forma independente e autoral, com baixo custo e de fácil reprodução.

Os estudantes produziram as revistas, ligando os assuntos escolhidos à disciplina de geografia, de forma a conhecer o mundo, suas diferentes culturas, além dos impactos e problemas que a humanidade provoca no planeta. Foram mobilizados diversos recursos, com diferentes materiais como recorte, colagem, desenho e escrita.

O projeto também teve participação efetiva das professoras da educação especial, em sistema de trabalho colaborativo para poder

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?