Veja que entidades de Jaraguá do Sul você pode ajudar por meio da fatura de água

Foto Arquivo OCP News

Por: Elissandro Sutil

22/02/2019 - 05:02

Os jaraguaenses carregam a fama e a marca da solidariedade. Nas tragédias que atingiram a cidade, como a enchente de 2008, a mobilização foi imediata e a rede de colaboração se formou com rapidez.

Mas não é apenas nos momentos difíceis que a população de Jaraguá do Sul mantém essa marca ativa. Prova disso são as 3.201 pessoas que contribuem, mensalmente, para entidades do município por meio da fatura de água.

Segundo o Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), doze entidades distintas possuem convênio com a autarquia para receber esses recursos.  A entidade que mais recebe doação é o Bombeiros Voluntários.

Para o subcomandante Robson Manske, o convênio é fundamental especialmente porque se trata de um recurso contínuo e “limpo”.

“Esse é um valor que não precisamos ficar todo mês correndo atrás, ele vem de forma contínua e sem que se cobre nada da gente. Todo o recurso fica para os Bombeiros, por isso que fizemos uma força maior para ir para a conta do Samae, para não ter a perda de nenhuma porcentagem”, ressalta.

O subcomandante destaca ainda a importância das contribuições para manter a qualidade do serviço e a estrutura. “O nosso custo mensal é alto e esse valor vem para agregar, vem para contribuir nessa questão”, diz.

Manske afirma que as doações recebidas pelas entidades são reflexo da característica jaraguaense de ajudar essas organizações, seja com o voluntariado, seja com contribuições financeiras.

Segurança na doação

Para o presidente do Samae, Ademir Izidoro, oportunizar essa ligação entre população e as entidades é uma responsabilidade da autarquia. “Para nós não é nada demais, aliás, é uma obrigação ajudar de alguma forma as entidades que auxiliam o município de Jaraguá do Sul a ficar melhor”, salienta.

Segundo explica Izidoro, para que a entidade possa ser beneficiada e firmar o convênio é necessário um trâmite burocrático que tem como base a declaração de utilidade pública.

“Eles precisam apresentar a declaração antes de tudo e a pessoa que quer doar tem que assinar uma autorização para que o Samae coloque esse valor na conta”, esclarece.

Quais entidades você pode ajudar?

  • Associação Beneficente Vida Nova;
  • Apae;
  • Ajapra;
  • Bombeiros Voluntários;
  • Comunidade Terapêutica Novo Amanhã;
  • Rede Feminina de Combate ao Câncer;
  • Hospital e Maternidade Jaraguá;
  • Rede Saúde do Homem;
  • Polícia Militar;
  • Associação Up Down;
  • Associação Padre Aloísio Boeing;
  • Associação de Pais e Amigos do Basquete.

Como cadastrar as doações

Quem quiser contribuir com alguma entidade, precisa ir até o Samae, realizar um cadastro e assinar a autorização do débito na fatura.

O valor de doação é livre, possibilitando ao consumidor escolher a quantia que será doada todo mês. O dinheiro é repassado integralmente à entidade.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?