Veja qual cidade do Litoral Norte está apostando em uma nova forma de turismo

Salas das Canoas, um dos atrativos do Museu do Mar, em São Francisco do Sul | Foto Márcio Henrique Martins Assessoria de Comunicação/FCC

Por: Windson Prado

05/08/2019 - 15:08

São Francisco do Sul é reconhecido pelas suas praias e pelo Centro Histórico. Durante todo o ano, milhares de turistas visitam a cidade para conhecer a localidade mais antiga de Santa Catarina.

Mas a Secretaria Municipal de Turismo trabalha, agora, em uma nova atividade turística que vem ganhando cada vez mais destaque: o turismo de experiência. O projeto foi lançado nesta segunda-feira (5) na Escola João Germano Machado, às 8h30.

O foco do turismo de experiência é incentivar a imersão na cultura local, fazendo com que os visitantes tenham uma vivência mais ampla durante o passeio, conhecendo a cultura local, a gastronomia e a história das pessoas.

“É um turismo que valoriza as lembranças que levamos conosco depois de um passeio. A ideia é que mais pessoas sejam envolvidas na atividade. Queremos que nossos visitantes e os próprios moradores da cidade conheçam além dos pontos turísticos tradicionais”, explica a secretária de Turismo, Jamille Douat.

Nesta primeira etapa, alunos do quarto do ano da Escola João Germano Machado participarão do projeto piloto com visitação à propriedade rural da família Kinas, no Distrito do Saí. O desenvolvimento das próximas fases da ação inclui o lançamento de edital para que as propriedades rurais se cadastrem para integrarem o projeto.

O Caminhos de São Chico – Turismo de Experiência será dividido nas modalidades Turismo Rural, que vai envolver as propriedades do município que abrirão suas portas para visitação, e o Turismo de Observação de Aves e Cetáceos, com passeios de barco e visitação à ilha dos Tamboretes, com a participação dos pescadores artesanais e profissionais que trabalham com barcos de passeio.

“Esse projeto abre oportunidade para que mais pessoas possam ter renda por meio da atividade turística. É um trabalho que movimenta a economia local e valoriza a cultura do povo francisquense. Queremos diversificar a atividade turística tornando nossa cidade, enquanto destino, ainda mais interessante”, destaca o prefeito Renato Gama Lobo.

*Com informações de assessoria de imprensa

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger