Um levantamento realizado pelo jornal Folha de São Paulo mostrou quais escolas brasileiras conquistaram as melhores médias no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. A publicação tabelou os resultados a partir dos dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC).

O governo deixou de apresentar os resultados oficiais por escola, pois, segundo o MEC, algumas unidades escolares usavam os dados do ranking para fazer propaganda e, em alguns casos, montavam salas com alunos de elite para forçar uma elevação da nota.

No primeiro lugar geral de Jaraguá do Sul, está o Colégio Bom Jesus Divina Providência mais uma vez. Com a média obtida na redação, a escola ficou em segundo lugar no ranking estadual. Já o resultado da prova objetiva deixou a unidade jaraguaense na quarta posição de Santa Catarina.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Para a diretora da escola, Elizabeth Portela de Almeida, a alta média provém de uma série de fatores.

"O trabalho pedagógico bem organizado pela rede e a equipe de profissionais capacitados e comprometidos são algumas das razões que fazem esse resultado acontecer de forma constante. Não é só no 3º ano, isso vem desde o ensino fundamental", enfatiza a diretora.

Segundo Elizabeth, o Bom Jesus se mantém entre as escolas com maiores notas do Enem há pelo menos dez anos.

Escola pública no ranking

A primeira instituição pública a aparecer no ranking das dez médias mais altas é escola estadual Valdete Piazera Zindars, ocupando o sétimo lugar. No ano passado, a unidade também teve o melhor resultado da rede pública.

De acordo com a diretora Michele Tokarski, o diferencial da escola são os professores focados na qualidade de ensino.

"Temos aulas de reforço, atividades extracurriculares com leitura, cinema, poesia, esporte. Por isso, muitos alunos escolhem e pedem para vir pra cá", avalia.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Em relação à rede de ensino privada, Michele acredita que falta investimento e estrutura nas escolas públicas para garantir um ensino mais equivalente entre ambas.

A análise levou em conta apenas escolas com pelo menos 61 estudantes no 3º ano.  No país, os alunos do Instituto Dom Barreto, do Piauí, conquistaram a maior média, a unidade desbancou o Colégio Bernoulli, que por cinco anos teve o melhor desempenho no exame.

Das 100 escolas mais bem posicionadas, apenas uma é de Santa Catarina conforme o levantamento da Folha.

Foto OCP News

Atualização

O Ifsc de Jaraguá do Sul não aparece na listagem disponibilizada pelo jornal Folha de São Paulo, mas outro site que também compilou as notas das escolas brasileiras no Enem, mostra os resultados do instituto. Confira:

Com a pontuação, o Ifsc de Jaraguá do Sul se posiciona como terceiro colocado na lista municipal das melhores notas no Enem 2018.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?