O novo mapa-múndi mais perfeito e exato da história foi desenvolvido pelos pesquisadores da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos.

O novo modelo revolucionário tem o formato de um disco de duas faces, redondo como um LP de vinil, que oferece dados mais precisos em comparação com qualquer outro planisfério da história.

Foto: Portal UOL

Ele foi elaborado por três especialistas: J. Richard Gott, professor emérito de astrofísica em Princeton, Robert Vanderbei, professor de pesquisa operacional e engenharia financeira e David Goldberg, professor de física na Drexel University.

O mapa mostra os continentes quase perfeitamente, diminuindo notavelmente a distorção visual e deixando próxima a distância real entre os continentes do nosso planeta.

Foto: Portal UOL

De acordo com os especialistas, as características do novo mapa-múndi de duas faces resolvem os limites das duas dimensões sem perder as comodidades de um mapa plano. Para criá-lo, os pesquisadores se basearam em poliedros, figuras sólidas com muitos lados.

Vale lembrar que os cientistas afirmam que o mapa pode ser impresso somente em uma página, permitindo, deste modo, que as pessoas o recortem e apenas girando-o, possam ver todo o globo terrestre.

Sua revolucionária característica de duas faces permite observar a escala real de nosso planeta.

“Nosso mapa se parece mais com o globo terrestre do que outros mapas planos”, afirmou Gott.