Veja como será a volta às aulas nas escolas da rede estadual em Santa Catarina

Foto Secom/Divulgação

Por: Elissandro Sutil

12/02/2021 - 13:02 - Atualizada em: 12/02/2021 - 13:07

Na quinta-feira (11), o Governo de Santa Catarina apresentou como serão os protocolos adotados pelas escolas da rede estadual para a retomada das atividades no dia 18 de fevereiro.

O retorno às aulas está previsto em três modelos, que podem coincidir. Para as turmas em que é possível receber todos os alunos e manter o distanciamento entre as carteiras, a volta será 100% presencial.

Na maioria dos casos, as turmas serão divididas em subgrupos que alternam entre atividades presenciais e remotas no regime híbrido.

E para alunos e professores do grupo de risco, ou estudantes cujos pais optarem por manter o filho em casa, haverá a continuidade do modelo 100% remoto.

Foto Secom/DIvulgação

Haverá medição de temperatura de todos na entrada da unidade, disponibilização de álcool em gel em totens e dispensers pela escola, uso obrigatório de máscara e distanciamento social na sala de aula.

“Estamos garantindo uma retomada presencial segura, baseada em três pilares: estrutura física, de pessoal e equipamentos de proteção individual. Se em alguma escola essas três condições não forem atendidas, naquela unidade o retorno será no modelo remoto. Por isso a ampliação do 0800 644 7890, que funcionará das 7h até 19h, um canal aberto com a comunidade escolar para que possamos ter uma solução rápida para sanar os possíveis problemas”, explicou Luiz Fernando Vampiro.

Para garantir a segurança do retorno presencial, a Secretaria investiu mais de R$ 8 milhões em máscaras, termômetros digitais e álcool em gel, além de totens e dispensers, que já foram entregues às escolas.

As medidas para o retorno estão estabelecidas no decreto 1003/2020 e na portaria 983/2020, que tem como base o Plano de Contingência para a Educação, documento construído em conjunto por mais de 15 entidades e que detalha os protocolos para a retomada das atividades presenciais.

 

Com informações da assessoria de imprensa