Tradição na programação de aniversário da cidade, o corte e distribuição do bolo envolve o Núcleo de Panificação e Confeitaria da Associação Comercial e Industrial de Jaraguá do Sul (Acijs).

Além do bolo do cerimonial programado para sábado (24), na Scar, sete panificadoras participarão, no mesmo dia, de ação que envolve distribuição de 145 pedaços aos clientes. A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry, enaltece a cooperação estabelecida entre os setores público e privado.

“Agradecemos ao núcleo das panificadoras pelo gesto carinhoso com a comunidade nesta data festiva tão importante para nosso município”, diz.

Trata-se de uma maneira de participar dos 145 anos de Jaraguá do Sul, comemorado no domingo (25), com algumas adaptações necessárias por causa do distanciamento social e das medidas sanitárias que impediram a tradicional distribuição para a população, como nos anos anteriores.

De acordo com o diretor de Cultura, Sidnei Marcelo Lopes, a parceria entre o núcleo e o poder público tem grande valia para a cidade e marca o aniversário de uma forma festiva com um dos principais símbolos desta data: o bolo.

Nas comemorações anteriores, as panificadoras produziram bolos de acordo com os anos de fundação do município. Em 2019, foram 143 quilos com distribuição na entrada da Arena Jaraguá, logo após o desfile de entidades, associações e instituições com sede na cidade. O feito não se repetiu em 2020, pois os decretos de contingência da pandemia, com medidas restritivas, impossibilitaram uma agenda de festividades.

Os protocolos de segurança e restrições sanitárias ainda impedem desfiles e comemorações envolvendo público, mas Prefeitura e Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) mantêm uma agenda de eventos com transmissão ao vivo desde sábado passado (17). Para este sábado (24), a partir das 18 horas, na Scar, ocorre o Cerimonial com a Orquestra da Scar e corte simbólico de bolo, também fornecido pelas panificadoras do núcleo.

O Núcleo de Panificação e Confeitaria da Acijs foi fundado em 19 de abril de 2010 e tem como propósito promover acesso a informações e troca de experiências, criando parcerias e gerando negócios entre as empresas associadas. As nucleadas são: Cantinho Doce, Supermercado Martini, Padaria e Confeitaria Flohr, Padaria Josiane, Padaria Tecnopan, Padaria e Confeitaria Ana Maria, Padaria e Confeitaria da Nona, Pront Pani, Café no Tom, Postos Mime e Supermercado Mees .

As empresas ligadas ao núcleo conquistaram, recentemente, o Selo Prevenção Covid-19, após consultoria realizada em parceria com o Sebrae e Senac. Trata-se da primeira certificação do gênero para empresas do setor na região. O selo reafirma o compromisso do segmento na atenção aos protocolos definidos pelas autoridades sanitárias para o enfrentamento da pandemia do coronavírus.

A consultoria de Boas Práticas na Prevenção da Covid-19 teve duração de 10 horas, totalmente presencial. Durante a consultoria, as casas passaram por um diagnóstico da situação com o objetivo de verificar como se adaptaram para as novas regras e para o cumprimento das rotinas estabelecidas na legislação.

A consultoria também envolveu treinamento e, por fim, uma auditoria necessária para a obtenção do selo, conduzida por profissionais do Senac, em parceria com o Sebrae. O selo será afixado em local visível e utilizado nos materiais de divulgação como embalagens e redes sociais da Padaria e Confeitaria Cantinho Doce, Supermercado Martini, Supermercado Mees, Padaria e Confeitaria Tecnopan dos bairros Ilha da Figueira e Baependi, Padaria e Confeitaria Ana Maria, Padaria e Confeitaria da Nona, Pront Pani Padaria e Cafeteria, e Panetteria Posto Mime Matriz.

Panificadoras que farão a distribuição de 145 pedaços de bolo

Pront Pani – Jaraguá Esquerdo
Rua João Januário Ayroso, 3008
Horário: sábado, das 6h30 às 19 horas;

Pront Pani – Czerniewicz
Rua Roberto Ziemann, 797
Horário: sábado, das 6h30 às 19 horas;

Café no Tom – Anexo à Scar
Rua Octaviano Lombardi
Horário: sábado, das 8 às 19 horas;

Padaria Tecnopan – Vila Baependi
Rua Bernardo Dornbusch, 2115
Horário: sábado, das 6 às 21 horas;

Padaria Tecnopan 2 – Ilha da Figueira
Rua José Theodoro Ribeiro
Horário: sábado, das 6 às 20h30;

Cantinho Doce – Barra do rio Cerro
Rua Ângelo Rubini, 694
Horário: sábado, das 6 às 20 horas;

Padaria da Josiane – Czerniewicz
Horário: sábado, das 6h30 às 19h30.