A noite de sexta-feira (1º) foi de muita emoção, no primeiro evento do calendário dos 146 anos de Jaraguá do Sul. Uma homenagem aos 30 anos do futsal levou ao palco do Grande Teatro da Sociedade Cultura Artística os principais jogadores que atuam na época de ouro da modalidade aqui no município.

Emoção que começou logo no início, com as cantoras Luana Kruger e Lara Dalmônico interpretando os hinos Nacional e do Município, respectivamente. Em seguida, foi exibido o vídeo institucional dos 146 anos, cuja campanha incita a população a apontar 146 motivos para viver em Jaraguá do Sul.

Homenagem ao Futsal

Atletas, dirigentes técnicos, diretores, patrocinadores e incentivadores do futsal foram homenageados com uma placa comemorativa dos 30 anos desse esporte no município, enfatizando as três décadas de competições profissionais em nível estadual, nacional e até mesmo internacional.

A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry e o prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, também foram homenageados em nome da Prefeitura e a parceria mantida nesse período.

O técnico Ferreti, os craques Falcão, Lenísio, Chico, e o empresário Wander Weege também figuraram entre os homenageados.

“Foi um investimento grande e valioso, pois sabemos da amplitude que foi este time e as suas façanhas. Tudo isso fez parte da evolução da imagem de Jaraguá do Sul no Brasil e no mundo, não só na parte esportiva, mas também divulgando nosso comércio e nossa indústria”, disse o empresário e ex-patrocinador do time, Wandér Weege.

O craque Falcão falou em nome dos atletas, elogiando e agradecendo aos dirigentes, comissão técnica, patrocinadores e ao apoio que o esporte recebe da Prefeitura.

“É muito emocionante estar aqui em Jaraguá do Sul. A nostalgia é muito grande, pois foi a virada de chave da minha carreira. O projeto do Futsal está muito ligado com a Prefeitura de Jaraguá do Sul, com a população, com os empresários e com a cidade de modo geral. Aqui aprendi o que é uma cidade apaixonada por um esporte. Eu sempre falo nas entrevistas que, se eu tivesse que voltar a algum ponto da minha vida, seria aqui em Jaraguá do Sul”, enfatizou o craque.

Foto: Divulgação

O ex-técnico Fernando Ferretti também fez um pronunciamento bastante emotivo:

“O Maneca (Prof. Manoel Dalpasquele) que está aqui do meu lado, deu o "start" nesse projeto, na era Breithaupt. Durante dez anos, tivemos uma fase de muitas conquistas e esse não é um trabalho que se faz só. Toda diretoria, comissão técnica, jogadores, todos que passaram por aqui foram molhando essa plantinha. O Jaraguá Futsal é imortal. Quero agradecer a todos vocês”, concluiu o técnico muticampeão. Foram mais de 50 conquistas ao longo desses 30 anos.

A secretária Natália Petry, enfatizou a campanha de aniversário do município, destacando que é muito fácil encontrar mais do que 146 motivos para viver Jaraguá.

“Temos uma estrutura de parques e equipamentos esportivos que já se tornou uma referência para o País. Gestores vem de outros municípios para conhecer e levar como exemplo, nossos programas Bolsa Cultura e Bolsa Técnico Desportivo. Mas o principal, o que faz com que Jaraguá do Sul se destaque, é o seu povo", enfatizou a Secretária Natália.

O prefeito Jair Franzner parabenizou a todos os envolvidos no projeto do Fustal Jaraguá, desde o início até hoje. Comemorou o fato de Jaraguá do Sul ter recebido um título espontâneo de melhor cidade de médio porte do País, pela Revista ISTOÉ, em parceria com Austim Rating.

“Esse título é de todos os jaraguaenses, porque todos fazem parte dessa vitória e desse título. Nossa cidade é incrível, é prospera e é diferente. Estamos fazendo 146 anos e temos muito mais do que 146 motivos para viver jaraguá (em alusão ao slogan da campanha). Teremos dezenas de eventos comemorativos no mês de Julho e espero que as famílias jaraguaenses participem e aproveitem bastante”, finalizou Jair Franzner.

Foto: Divulgação

Para fechar a noite com chave de ouro, a Orquestra Filarmônica da Scar, sob a regência do maestro Jorge Augusto Scheffer, apresentou um repertório diversificado, incluindo a abertura da Ópera Carmen (Bizet), Bachianas Brasileiras Nº 4 (Villa-Lobos), Cinema Paradiso e Gabriel's Oboé (Morricone), Rosa (Pixinguinha), Mourão (Guerra-Peixe), Poema (Marlos Nobre) e Garota de Ipanema (Tom Jobim).

O evento foi transmitido na íntegra pela Prefeitura, assista: