O recesso de fim de ano inicia a partir da próxima segunda-feira (24) e se estende, na maioria dos municípios, por aproximadamente duas semanas.

Durante o período de festas, é comum que muitas das secretarias e serviços públicos cessem o atendimento ao público ou adotem um cronograma diferenciado, mantendo apenas os serviços emergenciais em regime de plantão.

Uma das principais demandas de todas as cidades é a área da saúde, que atende milhares de pessoas em duas semanas – período no qual o serviço deve ficar restrito – e, por isso, os municípios irão trabalhar com regime de plantão, em alguns casos, e com horários diferenciados em outros.

Em Jaraguá do Sul, os postos trabalharão em regime de plantão, mas a Secretaria de Saúde alerta os usuários a entrar em contato antecipadamente via telefone para verificar a disponibilidade do serviço procurado.

“Preferencialmente, procurar a unidade no horário  de abertura da mesma, para garantir o atendimento no dia, pois neste período não serão agendadas consultas. O atendimento será feito por livre demanda”, reforça.

Durante o recesso e as férias coletivas, sete unidades básicas de saúde continuarão com o atendimento e, segundo a gerente e Atenção Básica, Sílvia Regina Bonatto Curty, elas foram selecionadas a partir de sua localização estratégica, a fim de atender o maior número de pacientes.

Os hospitais manterão o atendimento normal. De acordo com o Hospital São José, não há crescimento na demanda, uma vez que, em contrapartida ao fechamento das unidades de saúde do município, o número de pessoas que permanecem na cidade cai significativamente.

Por outro lado, o hospital sente o aumento nos atendimentos de urgência, especialmente em decorrência de acidentes de trânsito.

Confira a programação de atendimento de saúde nos municípios da região:

Jaraguá do Sul

Sete unidades de saúde trabalharão durante o recesso, são elas:

  • Mathilde Sebolt Blunk (Estrada Nova);
  • Padre Antônio Enchelmeyer (Nereu Ramos);
  • Wolfgang Weege (Barra do Rio Cerro);
  • Dr. Alexandre Otsa (Rau);
  • Dr. Álvaro Batalha (Vila Lalau);
  • Dr. Erich Kaufmann (Vila Lenzi);
  • Renato Prado – CAIC (São Luiz).

A partir de 2 de janeiro a 21 de janeiro, o horário de atendimento é das 7h às 11h30 e das 12h30 às 16h.

Pama 1: Do dia 26 a 28 e de 2 a 4 de janeiro, das 7h às 16h. A partir de 7 de janeiro, das 6h30 às 22h. O atendimento aos sábados inicia no dia 12 de janeiro com horário de atendimento das 7h às 12h.

Pama 2: De 26 a 28 e de 2 a 4 de janeiro, das 7h às 16h. A partir de 7 de janeiro, das 7h às 18h.

Guaramirim

Dia 27 de dezembro a 3 de janeiro: Unidade Básica de Saúde do Centro estará aberta das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30 para atendimento na sala de vacinas e teste de pezinho para os recém-nascidos.

Dias 27 e 28 de dezembro e 3 e 4 de janeiro: Central de Medicamentos estará aberta das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30.

De 7 a 25 de janeiro: AME (Ambulatório Médico de Especialidades), ESF Avaí, unidade de saúde Centro, ESF Corticeira e a Secretaria de Saúde estarão abertas, em forma de plantão, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30.

Dia 22 de janeiro: ESF Ilha da Figueira retorna atendimento no horário normal.

A partir do dia 28 de janeiro: todas as unidades retornam o atendimento no horário normal, exceto ESF Rio Branco que abre no dia 6 de fevereiro.

Hospital Municipal Santo Antônio: segue com o atendimento normal.

Massaranduba

As unidades de saúde de Massaranduba encerram as atividades nesta sexta-feira (21), retornando no dia 28 de janeiro, com exceção da unidade Centro, que volta a atender a população no dia 16 de janeiro.

O hospital e o Pronto Atendimento seguem com os serviços disponíveis 24h. Já a sala de vacina da unidade de saúde do Centro terá horários especiais para vacinas e teste do pezinho, nos dias 28, 4 de janeiro e 11 de janeiro, das 7h30 às 11h30.

Corupá

As férias coletivas da Secretaria de Saúde ocorrem após o recesso de fim de ano, iniciando no dia 7 de janeiro até 5 de fevereiro.

Haverá plantão, neste período, no posto de saúde ESF 3, no Centro, a partir de 7 de janeiro, das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30.

Schroeder

Haverá plantão na Unidade de Saúde do Centro do dia 26 de dezembro até o retorno das férias coletivas, no horário das 7h30 até as 12h e das 13h até 16h30.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?