Confira a situação do atendimento em escolas e unidades de saúde na região de Joinville

Rodovia do Arroz segue com ponto de interdição em Joinville, na altura do bairro Vila Nova | Foto Redes Sociais

Por: Windson Prado

25/05/2018 - 12:05

A paralisação nacional dos caminhoneiros chega ao quinto dia nesta sexta-feira (25) e traz algumas dificuldades no serviço público do Litoral Norte. A preocupação maior dos gestores está nas áreas de educação e saúde que podem ser afetadas. Prefeituras e governo do estado monitora a situação. Por enquanto aulas estão mantidas em quase todas as escolas da rede Municipal e Estadual de Educação em Joinville, Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, São Bento do Sul e São Francisco do Sul. Já a saúde, opera com algumas restrições.

Joinville

Situação é observada com cautela pela Prefeitura. Nas escolas do município as aulas estão ocorrendo de forma normal e devem seguir assim até a próxima segunda-feira (28). Nas unidades de ensino estadual a situação é a mesma.

Na saúde, por enquanto, ainda não há nenhuma restrição de atendimento em postos e hospitais, tanto do estado quanto do município. A diretora do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, Tânia Eberhardt, decidiu cancelar todas as cirurgias eletivas, como forma de precaução e economia de recursos. Também foram suspensas as transferências para hospitais de retaguarda, e viagens de funcionários, como medida de economia de combustível. O serviço de Urgência e Emergência funciona de forma normal. O mesmo ocorre no Hospital Infantil Jeser Amarante Farias.

Na mais populosa cidade catarinense, o serviço a greve dos caminhoneiros ocasionou mudanças temporárias no sistema de coleta seletiva. A empresa Ambiental, concessionária deste atendimento, orienta aos moradores a não colocar os lixos nas calçadas durante esse período de paralisação para evitar acúmulo do material em áreas públicas. A prioridade da coleta será avenidas com maior fluxo. Bairros periféricos podem ficar sem o serviço.

Araquari

Serviços de saúde e educação seguem de forma normal. A Prefeitura parou a frota dos veículos comum, para priorizar o atendimento escolar e utilizar e à saúde. A coleta seletiva também deve funcionar em atendimento especial no fim de semana.

Balneário Barra do Sul

A educação está funcionando de forma diferenciada, na rede municipal do balneário. A Prefeitura decidiu fechar algumas escolas e deslocar os alunos para outras. Desta forma foi possível otimizar o gasto com transporte e garantir as aulas. Já na saúde, foi preciso fazer um remanejamento de combustível para que as ambulâncias ficassem abastecidas e preparadas para qualquer emergência. As unidades de saúde seguem com atendimento normal. Já a coleta seletiva está ameaçada, porque os caminhões da empresa que faz o serviço tinham combustível apenas para rodar nesta sexta-feira.

Barra Velha

Falta de transporte escolar em São João do Itaperiú.

Campo Alegre

O transporte escolar feito pela Prefeitura de Campo Alegre estará suspenso, a partir da próxima segunda-feira (28), devido à falta de combustível. As aulas seguem normalmente. Já na saúde, as unidades básicas funcionam de forma normal. A população que tinha consultas agendadas em outras cidades e utilizavam o serviço de transporte da secretaria municipal tiveram que cancelar o atendimento médico especializado. Apenas deslocamentos de pacientes oncológico e em hemodiálise foram mantidos. A coleta seletiva da cidade foi suspensa na quinta-feira (24) e não tem prazo para ser normalizada.

Garuva

A administração do município fez um remanejamento interno para priorizar o abastecimento de veículos destinados à saúde e ao transporte escolar. Devido a isto, os serviços funcionam normalmente, por enquanto. Já a coleta seletiva está parcialmente comprometida. O chefe de gabinete da prefeitura de Garuva, informou que até o final do dia, esta questão pode ser resolvida.

Itapoá

Os trabalhos na secretaria municipal de saúde e educação de Itapoá estão funcionando normalmente e devem seguir assim na próxima semana. A Prefeitura informou que fez um estoque combustível de autonomia para 10 dias, para atender principalmente as áreas de saúde e educação. A coleta seletiva está mantida, pelo menos até sábado. Isto porque a Prefeitura está revendo um local mais próximo pra depositar os resíduos que hoje são levados a Mafra.

São Bento do Sul

Os serviços de atendimento à saúde e educação estão mantidos na cidade do Planalto Norte. A coleta seletiva também, mas a prefeitura alerta para o consumo consciente neste período.

São Francisco do sul 

Transporte
Verdes Mares: Opera com novo horário de atendimento, priorizando horários de pico para garantir que o transporte esteja disponível por mais dias.

Universitário: Não haverá transporte aos universitários da AUSFS até que a situação normalize.

Empresa de ferryboat F. Andreis mantém o transporte normal.

As empresas Glória Mar e Marinebus, que realizam a travessia Ilha/Continente seguem operando normalmente nos próximo dias.

Coleta de Lixo
De acordo com a empresa Ambiental, a coleta de lixo se encontra parada. A recomendação é a de que as pessoas mantenham os resíduos acondicionados nas suas residências.

Saúde
Por enquanto os serviços seguem normalmente. Mantida a ida dos pacientes às consultas em outras cidades.

Os pacientes que necessitam realizar hemodiálise no Hospital Regional e na Fundação Pró Rim em Joinville, terão a sua disposição um micro-ônibus nos seguintes dias e horários (com pontos de referência para embarque pré definidos com o setor de transporte): terça-feira – 8h / quinta-feira – 8h / sábado – 8h.

A Secretaria de Saúde restringiu os demais horários com intuito de atender ao máximo da demanda francisquense, com exceção dos veículos de emergência.

Educação
As escolas municipais estão abastecidas para garantir a merenda por duas semanas.

Obras
A partir de hoje (25) com serviços reduzidos apenas para emergenciais.

AO VIVO: acompanhe a paralisação dos caminhoneiros em SC