O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) voltou a atender presencialmente a população, com o auxílio de uma tecnologia desenvolvida durante as semanas em que o atendimento ao público esteve suspenso por causa da pandemia.

A ferramenta é um sistema de agendamento online, desenvolvido pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), que permite ao cidadão marcar um horário para ser atendido.

A tecnologia foi criada em regime de máxima prioridade para enfrentamento da pandemia da covid-19.

O objetivo é permitir o controle da quantidade de pessoas que vai até o Detran em cada horário, evitando aglomeração. A capacidade de atendimento foi reduzida em 50%.

“Estamos trabalhando integrados ao Detran para garantir que eles tenham as soluções digitais necessárias e possam aumentar gradativamente a quantidade de atendimentos de uma forma que siga as diretrizes do governo, garantindo a segurança dos cidadãos”, disse o coordenador de soluções de trânsito do Ciasc, Bruno Alves dos Santos.

O Detran não atenderá pessoas sem agendamento prévio. Por isso, caso necessite de atendimento presencial agende o seu horário acessando o Portal do Detran Digital ou o aplicativo Detran SC, disponível para baixar tanto na Google Play Store quanto na App Store.

Você vai precisar se cadastrar no site, caso ainda não tenha feito isso, e depois fazer login com seu CPF (ou e-mail) e senha.

A opção “agendar atendimento” está em destaque no topo da lista de opções de serviços online.

Clicando ali você deve informar qual a categoria em que necessita de atendimento (habilitação, veículo, multa, identificação - foto e assinatura ou processo) e escolher o serviço desejado.

O sistema então trará as opções de postos de atendimento, que podem ser filtradas pelo seu endereço, mostrando os mais próximos a sua residência. Depois disso basta escolher a data e o horário de atendimento.

Detran Digital sem CNH

Outra funcionalidade desenvolvida pelo Ciasc é que para obtenção do CRLV-e não é mais necessário possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Originalmente, o usuário precisava ter uma CNH expedida pelo Detran para fazer o cadastro no Detran Digital e usufruir dos serviços.

 

Com informações da assessoria de imprensa

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul