Veja a programação para o dia de Nossa Senhora Aparecida em Jaraguá do Sul e região

Maior carreata de Jaraguá do Sul terá saída do Centro e segue até a Ilha da Figueira | Foto Eduardo Montecino OCP News

Por: Elissandro Sutil

11/10/2018 - 05:10

Amanhã (12) é o dia em que os católicos param a rotina para homenagear aquela que é considerada a padroeira do Brasil: Nossa Senhora Aparecida.

O feriado nacional existe desde 1980, quando o Papa João Paulo II consagrou a Basílica localizada em Aparecida, no estado de São Paulo, como um dos maiores e mais visitados santuários que fazem devoção à mãe de Jesus no mundo.

Em Jaraguá do Sul, a principal festa acontece no bairro Ilha da Figueira, na paróquia que leva o nome da padroeira. A carreata para homenagear a religiosa costuma reunir milhares de fiéis. Eles saem da Igreja Matriz São Sebastião, no Centro da cidade, em direção ao bairro.

O nome de Nossa Senhora foi dado após sua imagem aparecer na rede de pesca de três pescadores que estavam no rio Guaratinguetá na segunda semana de outubro de 1717.

Os homens tentavam pescar e após orarem para Virgem Maria, a rede voltou à superfície com o corpo da santa.

Em seguida, apareceu a cabeça da imagem. Ao juntarem os dois pedaços, ela teria ficado tão pesada que não conseguiam movê-la. Depois disso, os pescadores pegaram muitos peixes.

Programação nas cidades da região

Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Ilha da Figueira

Carreata com saída da Igreja Matriz São Sebastião, às 8h30, até a Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Missa às 10h. O almoço começa a ser servido às 11h30 com diferentes pratos (churrasco, frango, saladas, maionese, bolos e outros). Também haverá recreação para as crianças e tarde dançante.

Igreja Matriz São Sebastião, Centro

Missa às 7h, saída da carreata às 8h30 e missa às 19h novamente.

Paróquia São Judas Tadeu, Água Verde

Missa às 8h30.

Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Nereu Ramos

Procissão começa às 9h na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em direção a Comunidade Ribeirão Grande do Norte. Lá, o churrasco começa às 11h30 com serviço completo de bar e cozinha.

Paróquia São Cristóvão, Amizade

Missa às 9h.

Paróquia Santos Anjos, Avaí, Guaramirim

Missa às 8h.

Paróquia Senhor Bom Jesus, Centro, Guaramirim 

Missa às 8h. A carreata começa às 9h e segue até a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro Recanto Feliz. No local, terá missa em homenagem a padroeira e depois almoço com churrasco.

Paróquia São José, Corupá

Missa às 19h. Às 10h a missa é no Seminário Sagrado Coração de Jesus.

Paróquia São Vendelino, Schroeder

Caminhada com direção ao Bracinho às 7h30. Às 9h30, carreata sai da Comunidade Sagrado Coração de Jesus até a Comunidade Nossa Senhora Aparecida.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Massaranduba

Missa na Comunidade Nossa Aparecida, às 10h.

Quer receber as notícias no WhatsApp?