Vale do Itajaí ganha mais 20 leitos públicos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19

Foto Ricardo Wolffenbuttel/Secom

Por: Felipe Elias

19/06/2020 - 22:06 - Atualizada em: 19/06/2020 - 22:35

O maior hospital público do Vale do Itajaí ativou mais 20 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19. Com a ampliação, o Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, passa a contar com 80 leitos de terapia intensiva, sendo 50 destinados ao tratamento da doença. A ativação ocorreu na última quinta-feira (18), durante uma visita do governador Carlos Moisés (PSL) à unidade.

Na ocasião, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, destacou que o Governo de Santa Catarina pretende realizar um mutirão para finalizar as obras em dois andares da nova torre no prazo de 30 dias. Isso permitirá a ativação de 40 outros leitos de UTI, além de 40 de enfermaria. Ele falou também sobre os pedidos de habilitação de leitos exclusivos para a Covid-19, o que garante o repasse pelo governo federal.

 

“Essa é uma luta de toda a região. O que nós podemos dizer é que o Estado não deixará que faltem leitos para tratamento da doença. Nós fazemos um apelo para que as pessoas fiquem em casa, se puderem. O distanciamento social é a principal arma que nós temos para frear essa doença. Os números aqui na região da Amfri (Região da Foz do Rio Itajaí) são preocupantes e a compreensão de todos é necessária”, salientou.

 

 

Dos 50 leitos exclusivos para coronavírus no Hospital Marieta, 26 estão ocupados no momento, dos quais 22 por pacientes com confirmação da doença e outros quatro por casos suspeitos, que aguardam resultado do exame.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul