A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que recebeu comunicado do Ministério da Saúde sobre a ampliação da oferta da vacina meningocócica ACWY (Conjugada) para os adolescentes não vacinados entre 11 e 14 anos de idade (até então, na rede pública a imunização era feita na faixa entre 11 e 12 anos).

A nota esclarece que a ampliação será disponibilizada de forma temporária até junho de 2023.

Também está sendo ampliada a oferta da vacina Papilomavírus Humano (HPV4) para meninos de 9 a 14 anos de idade igualando, assim, a indicação da vacina para meninos e meninas nessa faixa etária (até então o imunizante era indicado para meninas de 9 anos e meninos de 11).

ACWY (Conjugada)

A vacina meningocócica ACWY (Conjugada) foi implantada na rotina de vacinação dos adolescentes em 2020. Esta vacina encontra-se disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, tendo como indicação administrar uma dose ou um reforço, conforme situação vacinal. A faixa etária em maior risco de adoecimento para a doença meningocócica é a de crianças menores de um ano de idade, no entanto, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença na comunidade.

Vacina HPV4

A vacina que protege contra o Papilomavírus Humano (HPV) foi incorporada de forma escalonada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2014. A vacinação contra o HPV em adolescentes é utilizada por mais de 100 países em seus programas nacionais de vacinação e vários deles já possuem estudos de impacto desta estratégia com resultados positivos no que diz respeito a prevenção e redução das doenças ocasionadas pelo vírus HPV.