Vacinação contra gripe termina na sexta e muita gente não tomou a dose em Jaraguá do Sul e região

O inverno está chegando, o frio se intensificando, as gripes e resfriados começando a aparecer. Mesmo assim, muita gente ainda não se vacinou contra a gripe e a campanha nacional termina nesta sexta-feira (31).

em Jaraguá do Sul, cerca de 10 mil pessoas do grupo de risco ainda não se vacinaram. No total, quase 30 mil pessoas já receberam a dose, correspondendo a quase 76% do total.

“A vacina acaba beneficiando não só ao vacinado, mas também o meio onde essa pessoa reside, pois quem não pega gripe também não transmite”, explica a supervisora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Cristina Kneipp.

Jaraguá do Sul já registrou três casos de influenza neste ano, todos no grupo de risco. Duas crianças passam bem e uma mulher, de 48 anos, morreu. A mulher tinha hipertensão e diabetes, doenças crônicas e por isso se encaixava no grupo.

Com o fim da campanha chegando, Guaramirim, que imunizou até agora 73% do grupo de risco, vai intensificar algumas ações.

Em algumas escolas que ainda não receberam as doses, os alunos levarão bilhetes para os pais autorizarem a vacinação das crianças.

“Os pais que autorizam os filhos podem mandar a carteira de vacinação, e a autorização, para que a possamos fazer a vacinação nas escolas”, diz o secretário de saúde de Guaramirim, Marcelo Deretti.

Das quase cinco mil pessoas a serem vacinadas em Corupá, 74% já passaram pelos postos de saúde da cidade. Daiana Freitas, da Vigilância Epidemiológica, diz que a procura está abaixo da média para o período, mesmo passado um mês do início da campanha.

Vacina é bastante segura, eficaz e busca reduzir complicações respiratórias, e consequentemente óbitos, devido ao vírus | Foto Arquivo OCP News

Ela alerta que quando antes tomar melhor, pois quem já está doente, tomando algum antibiótico, não pode receber a vacina.

“Principalmente as crianças, ficam muito resfriadas, gripadas nessa época. Tomam antibiótico e não podemos aplicar a vacina”, detalha Daiana.

Em Schroeder 71% das pessoas esperadas para a vacinação já receberam a sua dose. A Unidade de Saúde do Centro estará atendendo em horário diferenciado nesta semana.

De segunda (27) até sexta-feira (31), das 17h até as 20h, quem ainda não se imunizou contra a gripe terá atendimento exclusivo na unidade. O objetivo é imunizar mais 1.200 pessoas, aproximadamente.

Na região, a cidade com maior índice de vacinação é Massaranduba. Mais de quatro mil pessoas já foram vacinadas, correspondendo a 78% do total.

De acordo com Valquiria Steilein, da Vigilância Epidemiológica da cidade, a meta é vacinar 5.200 pessoas.

Quem pode se vacinar?

  • Pessoas com mais de 60 anos;
  • Portadores de doenças crônicas;
  • Crianças menores de seis anos;
  • Gestantes e puérperas (mães até 45 dias após o parto);
  • Profissionais da saúde;
  • Professores;
  • Policiais civis, militares e bombeiros.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?