Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Vacinação contra gripe termina na sexta e muita gente não tomou a dose em Jaraguá do Sul e região

Foto Michele Lamin/Prefeitura de Blumenau

Por: Guilherme Mélo

29/05/2019 - 05:05

O inverno está chegando, o frio se intensificando, as gripes e resfriados começando a aparecer. Mesmo assim, muita gente ainda não se vacinou contra a gripe e a campanha nacional termina nesta sexta-feira (31).

em Jaraguá do Sul, cerca de 10 mil pessoas do grupo de risco ainda não se vacinaram. No total, quase 30 mil pessoas já receberam a dose, correspondendo a quase 76% do total.

“A vacina acaba beneficiando não só ao vacinado, mas também o meio onde essa pessoa reside, pois quem não pega gripe também não transmite”, explica a supervisora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Cristina Kneipp.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Jaraguá do Sul já registrou três casos de influenza neste ano, todos no grupo de risco. Duas crianças passam bem e uma mulher, de 48 anos, morreu. A mulher tinha hipertensão e diabetes, doenças crônicas e por isso se encaixava no grupo.

Com o fim da campanha chegando, Guaramirim, que imunizou até agora 73% do grupo de risco, vai intensificar algumas ações.

Em algumas escolas que ainda não receberam as doses, os alunos levarão bilhetes para os pais autorizarem a vacinação das crianças.

“Os pais que autorizam os filhos podem mandar a carteira de vacinação, e a autorização, para que a possamos fazer a vacinação nas escolas”, diz o secretário de saúde de Guaramirim, Marcelo Deretti.

Das quase cinco mil pessoas a serem vacinadas em Corupá, 74% já passaram pelos postos de saúde da cidade. Daiana Freitas, da Vigilância Epidemiológica, diz que a procura está abaixo da média para o período, mesmo passado um mês do início da campanha.

Vacina é bastante segura, eficaz e busca reduzir complicações respiratórias, e consequentemente óbitos, devido ao vírus | Foto Arquivo OCP News

Ela alerta que quando antes tomar melhor, pois quem já está doente, tomando algum antibiótico, não pode receber a vacina.

“Principalmente as crianças, ficam muito resfriadas, gripadas nessa época. Tomam antibiótico e não podemos aplicar a vacina”, detalha Daiana.

Em Schroeder 71% das pessoas esperadas para a vacinação já receberam a sua dose. A Unidade de Saúde do Centro estará atendendo em horário diferenciado nesta semana.

De segunda (27) até sexta-feira (31), das 17h até as 20h, quem ainda não se imunizou contra a gripe terá atendimento exclusivo na unidade. O objetivo é imunizar mais 1.200 pessoas, aproximadamente.

Na região, a cidade com maior índice de vacinação é Massaranduba. Mais de quatro mil pessoas já foram vacinadas, correspondendo a 78% do total.

De acordo com Valquiria Steilein, da Vigilância Epidemiológica da cidade, a meta é vacinar 5.200 pessoas.

Quem pode se vacinar?

  • Pessoas com mais de 60 anos;
  • Portadores de doenças crônicas;
  • Crianças menores de seis anos;
  • Gestantes e puérperas (mães até 45 dias após o parto);
  • Profissionais da saúde;
  • Professores;
  • Policiais civis, militares e bombeiros.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp