Vacinação contra gripe é prorrogada até fim do mês pelo Ministério da Saúde

Foto Fabio Junkes

Por: Elissandro Sutil

01/06/2020 - 21:06 - Atualizada em: 02/06/2020 - 14:01

Por determinação do Ministério da Saúde, a Campanha de Vacinação contra a Influenza, que terminaria nesta sexta-feira (5), foi prorrogada até o dia 30 deste mês.

Com isso, as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários da terceira fase da campanha tem praticamente o mês todo para colocar sua vacina em dia.

“Neste caso, não podemos deixar de mencionar o grupo das crianças – de seis meses e menores de seis anos – as quais apenas 46% estão vacinadas e protegidas contra a gripe, além das gestantes, com 47%”, destaca a supervisora de Imunização da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Ana Kneip.

A supervisora acrescenta que outro grupo que ainda não atingiu as metas da campanha é o grupo das pessoas com comorbidades (doenças pré-estabelecidas como hipertensão, asmáticos, cardíacos, entre outras) com 60% de imunizados até o momento.

“Seria importante que essas pessoas também se protegessem devido a maior vulnerabilidade de adquirir uma infecção respiratória. A vacina da gripe reduz essas infecções, a possibilidade de internação e consequentemente a mortalidade”, comenta.

Ana Kneip destaca ainda que é justamente no inverno que aumenta a incidência de doenças respiratórias.

“A gente já está com tantos outros problemas devido a pandemia (da covid-19). Por isso, precisamos proteger as crianças, principalmente, para o vírus influenza”, observa.

Embora a vacina da gripe não proteja contra o novo coronavírus, a dose evita as infecções respiratórias pela influenza, facilitando assim o diagnóstico em caso de contágio pela covid-19.

Público-alvo da terceira fase da campanha – de 6 de maio a 30 de junho

  • Professores e auxiliares de sala;
  • Crianças de seis meses a menores de seis anos;
  • Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto);
  • Adultos de 55 a 59 anos;
  • Pessoas com necessidades especiais;
  • Grupos das fases um e dois continuam podendo se vacinar.

Guaramirim

Em Guaramirim, a Secretária de Saúde está promovendo vacinas contra a gripe para as crianças, já que o município espera atingir a meta de 2,7 mil crianças, mas apenas 35% já foram vacinados.

A vacina ocorre no dia 3 de junho no CEI Santina Schorck, bairro Avaí, no dia 4 no CEI Maria Domênica, no Centro, e no dia 5 as vacinas estarão no CEI Paula Feldmann, no Rio Branco. O atendimento será das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul