Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Vacinação contra a gripe começa hoje, veja as orientações para Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação

Por: Elissandro Sutil

04/04/2022 - 09:04 - Atualizada em: 04/04/2022 - 09:59

Começa nesta segunda-feira (4) e vai até 3 de junho a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A vacina Influenza trivalente, produzida pelo Instituto Butantan, é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

De acordo com o secretário de Saúde Alceu Gilmar Moretti, neste ano, 51.099 pessoas podem receber a dose contra a gripe em Jaraguá do Sul.

Quem tomou a vacina contra a covid-19 recentemente, não precisa esperar alguns dias para tomar a vacina contra a gripe, já pode receber a dose na sequência.

Já em situações de febre a pessoa deve adiar a vacinação contra a gripe.

Em 2022 a campanha nacional ocorrerá em duas etapas:

De 4 de abril a 2 de maio

Serão vacinados idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Para o grupo de trabalhadores da saúde começa hoje, também, a campanha de vacinação contra o sarampo.

De 3 de maio a 3 de junho

Serão vacinadas crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; membros de forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e pessoas privadas de liberdade.

No caso das crianças de 6 meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina influenza ao longo da vida, deve-se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022.

Para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda aplicação da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.

Em Jaraguá do Sul, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, no dia 30 de abril haverá o dia D de vacinação contra a gripe. Neste dia, crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias, já poderão ser imunizadas.

Postos de saúde com vacinação contra gripe

  • Posto da Reinoldo Rau (Centro)
  • Posto do Caic/ São Luís
  • Posto do Jaraguá 99
  • Posto do Rio Cerro II
  • Posto da Vila Nova
  • Posto da Ilha da Figueira
  • Posto do João Pessoa
  • Posto da Vila Lalau
  • Posto do Santo Antônio
  • Posto de Nereu Ramos
  • Posto do Rau
  • Posto da Vila Lenzi
  • Posto do Chico de Paulo
  • Posto da Tifa Schubert
  • Posto do Santo Estevão
  • Posto do Rio da Luz
  • Posto do Amizade
  • Posto da Barra
  • Posto do Molha
  • Posto do Estrada Nova
  • Posto de Santa Luzia

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elissandro Sutil

Jornalista e redator no OCP