Vacina da gripe: Criciúma tem mais de 20 mil doses disponíveis à população

Por: OCP News Criciúma

03/08/2021 - 11:08 - Atualizada em: 03/08/2021 - 11:12

Mais de 20 mil doses contra a Influenza (gripe) continuam à disposição dos criciumenses acima de seis meses de idade. As vacinas são remanescentes da Campanha Nacional de Imunização e estão disponíveis nas 46 salas de vacinação do município, das 8h às 17h. Criciúma já aplicou 53.693 doses.

“Estamos passando pelo inverno e é crucial que a população se vacine contra a gripe, principalmente nesse momento de pandemia. Todas as unidades de saúde do município possuem um quantitativo de doses para os grupos prioritários que ainda não fizeram e para a população em geral. Mas como sempre, deixaremos um quantitativo para as gestantes”, explicou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

Campanha Influenza em Criciúma

Criciúma aplicou 12.576 doses da vacina da gripe em crianças; 1.322 em gestantes; 3.688 em trabalhadores da saúde; 19.839 em idosos; 218 em puérperas; 1.948 em professores; 119 em pessoas com deficiência permanente; 954 em população privada de liberdade; 11 em adolescentes em medidas socioeducativas; 55 em funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; 116 em forças de segurança e salvamento; 15 em de forças armadas; 44 em caminhoneiros; 75 em trabalhadores de transportes; 2 em trabalhadores portuários; 1 em povos indígenas; 6.235 em pessoas com comorbidades e 6.475 pessoas sem comorbidades.

Sobre a Influenza

Conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), a influenza é transmitida pela saída de secreções por meio de tosse e espirro, que entram em contato com os olhos, boca e nariz de outra pessoa não imunizada. O vírus também pode deixar superfícies contaminadas por algumas horas. Os sintomas são febre alta, tosse, coriza, dor de garganta e cansaço.

Para prevenir a doença, as pessoas devem higienizar as mãos com sabão e água ou álcool gel, lugares com aglomerações devem ser evitados, cobrir o rosto ao tossir e espirrar, de preferência com o antebraço ou lenço descartável, evitar colocar as mãos nos olhos, boca e nariz, janelas devem ser mantidas abertas para arejar os ambientes.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp