A partir desta segunda-feira (12), seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Joinville inicia a vacinação contra a gripe de qualquer pessoa com mais de 6 meses de idade. As doses serão aplicadas enquanto houver estoque desta vacina.

Neste caso, não há necessidade de agendamento, basta comparecer a uma Unidade Básica de Saúde da Família ou à Sala de Vacinação, que fica na rua Abdon Batista, 172, Centro.

A vacina começou a ser aplicada há exatamente três meses. Dos 194 mil joinvilenses que deveriam ser vacinados, quase 103 mil receberam a dose.

Mesmo liberada para toda a população, a gerente da Vigilância em Saúde, Fabiana Fernandes de Almeida, reforça que quem pertence ao grupo prioritário deve garantir a imunização.

“Até o momento, atingimos pouco mais de 53% da meta que Joinville tinha. Por este motivo, a gente pede que as pessoas, principalmente as integrantes dos grupos contemplados, busquem a vacina. Sabemos que os integrantes do público prioritário são mais suscetíveis, mas se estiverem imunizados terão menos chance de contrair a doença e evoluir para um caso grave.”, explicou.

A vacina da gripe protege contra três subtipos do vírus: influenza A - H1N1, influenza A - H3N2 e influenza B. Vale destacar as pessoas que já tomaram a vacina contra a Covid-19, devem tomar a da gripe, respeitando o intervalo de 14 dias entre um imunizante e outro.