A utilização de máscara de proteção facial se tornou obrigatória também em Forquilhinha.

O prefeito Dimas Kammer assinou o decreto nº 54, publicado pelo Governo Municipal, nesta quarta-feira, que obriga a utilização do acessório por todos que circularem no município e reforça a obrigatoriedade definida pelo Governo do Estado dentro dos estabelecimentos públicos e privados.

A medida visa diminuir o contágio por Covid-19.

“Registramos um aumento significativo de casos confirmados por coronavírus nos últimos dias em Forquilhinha. Essa medida, adotada em outros municípios, reforça a conscientização da população sobre a importância do uso da máscara para criar um obstáculo na circulação do vírus”, disse o secretário de Saúde, Fabricio Ferreira.

O decreto permanece em vigor enquanto durar a situação de emergência na saúde pelo enfrentamento da pandemia.

A fiscalização será feita pelas equipes da Vigilância Sanitária e de Segurança Pública.

O descumprimento da utilização de máscara caracterizará infração de natureza sanitária, com possibilidade de multa.

Sétimo caso

Uma mulher de 39 anos testou positivo para a Covid-19 durante a realização de exames nesta quarta-feira, no Centro de Triagem.

Este é o sétimo caso confirmado de coronavírus no município registrado pela Secretaria de Saúde.

A mulher não possui doença crônica e vai permanecer em isolamento domiciliar.

A paciente está bem, mas teve febre, congestão nasal, dor de cabeça leve e perda do olfato e paladar.

“Ela teve contato com outro paciente diagnosticado com Covid-19 e estava sendo monitorada pela nossa equipe. Precisamos aguardar os sete dias do início dos sintomas para realizar o teste rápido com mais eficácia, conforme orientação do Ministério da Saúde”, disse a enfermeira responsável da Vigilância Epidemiológica, Giseli Scandolara Bosa.

Além dos sete casos confirmados, Forquilhinha possui seis suspeitos e 27 descartados, conforme o boletim divulgado nesta quarta-feira pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica.

Boletim - Forquilhinha