Na manhã desta terça-feira, dia 13, foi realizada mais uma edição do projeto Conexão Saúde, no Terminal Central de Passageiros de Criciúma.

Entre um embarque um desembarque, os usuários do transporte coletivo puderam realizar exames gratuitos de acuidade visual, aferição da pressão e ainda medir o nível de glicose no sangue.

O projeto é uma parceria do Consórcio Cribus, com o SESC Criciúma, Unesc, Droga Raia e Óticas Evolve.

A ação movimentou ainda mais a plataforma do terminal, onde cerca de 150 pessoas pararam para participar do projeto. Alguns passageiros já são frequentes e aproveitam todos os meses, como a pensionista Lucinda Silveiro.

Ela elogia a ação e conta que consegue monitorar a pressão e o diabetes.

“Eu acho ótimo, espero que continue porque a gente precisa”, avalia.

Pela primeira vez foi disponibilizado o teste de acuidade visual, que permite detectar problemas de visão em pessoas de todas as idades. O teste atraiu muitas pessoas e foi feito pela equipe da Óticas Evolve e ao final de cada avaliação orientou sobre os resultados.

“Estamos conscientizando sobre a saúde visual, se os óculos estão em dia, avaliando se a pessoa tem necessidade, para que a partir daqui busque o atendimento médico”, explica a supervisora de lojas, Caroline Bauran.

O coordenador de atendimento do Consórcio CriBus, Miguel Martins, analisa que o projeto é um diferencial disponibilizado aos clientes do transporte.

“Essa parceria permite oferecer serviços para todos os clientes. São muitas pessoas que participam, se envolvem, interagem e elogiam a iniciativa. Muitas participam todos os meses da ação.”, explica.

Para a Técnica de Educação Complementar e Saúde do SESC, Ana Paula Piacentini, o Conexão Saúde também tem sido muito positivo, onde a promoção da saúde é o grande objetivo, com pessoas que já viraram clientes do projeto e todos os meses participam.

“Queremos promover a conscientização sobre a saúde, para que as pessoas que passam por esta ação realmente estejam preocupadas com os cuidados diários e faça o seu acompanhamento médico regular”, analisa.

Acontece sempre na segunda terça-feira do mês, na plataforma do Terminal Central. Em outubro está agendado para o dia 11.