UPA Leste passa a funcionar como hospital de campanha em Joinville

Por: Thomas Madrigano

03/03/2021 - 16:03 - Atualizada em: 03/03/2021 - 16:25

Durante coletiva de imprensa realizada na tarde de terça-feira (2), a Prefeitura de Joinville comunicou que a cidade ingressou na fase 3 do Plano de Contingência contra a Covid-19.

A decisão foi tomada uma semana após o município avançar para a fase 2, levando em conta o crescimento do número de pacientes com quadros graves que precisam de atendimento hospitalar.

“Com a velocidade do avanço da pandemia e o crescimento da gravidade dos casos, nós chegamos na última etapa do Plano de Contingência. Estamos em um momento muito grave, que exige esta medida emergencial”, alertou o prefeito Adriano Silva.

UPA Leste

Com a ativação da última etapa do Plano de Contingência, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Leste, localizada no bairro Aventureiro, passa a receber apenas pacientes – encaminhados por outras unidades de saúde – com casos suspeitos e confirmados de Covid-19.

Na prática, a UPA Leste passa a funcionar nos moldes de um hospital de campanha. No entanto, a população não deve procurar a unidade diretamente.

Outra ação emergencial está focada no fortalecimento da atuação das 33 Unidades Mistas, que atendem pacientes com casos suspeitos e confirmados de Covid-19.

Pessoas com sintomas da doença podem procurar diretamente uma das unidades. Em caso de dúvida sobre qual unidade de atendimento procurar, a população pode entrar em contato com o Ligue Saúde ou com o Web Saúde, pelo telefone (47) 3481-5165, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, ou acessar a lista publicada no site da Prefeitura pelo endereço http://bit.ly/AtendimentoCovid19Joinville.

Com o objetivo de incrementar o contingente de médicos necessários para atuar no suporte aos atendimentos, a Secretaria da Saúde lançou na manhã desta terça (2) um Processo Simplificado para a contratação de médicos.

O edital completo e as inscrições estão disponíveis pelo site bit.ly/ProcessoSimplificadoSaude.

Voluntários

Além das medidas emergenciais na rede de atendimento, a Secretaria da Saúde lançou a Ação Voluntária Covid-19, que tem o objetivo de cadastrar médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas para que possam atuar como voluntários no atendimento de pacientes com casos suspeitos e confirmados da doença.

“Este momento exige a união dos esforços de todos para que possamos superar a pior fase da pandemia até agora. Os profissionais que puderem ser voluntários para reforçar nosso atendimento são muito bem-vindos”, declarou o prefeito.

Os interessados podem acessar o edital com todos os detalhes e também fazer a inscrição no site da Prefeitura (joinville.sc.gov.br/coronavirus).

A Secretaria da Saúde entrará em contato para firmar o Termo de Voluntariado e iniciar as atividades a partir da necessidade da rede de atendimento e da disponibilidade de cada voluntário.

A Prefeitura de Joinville reforça as orientações para o uso de máscaras de proteção, para a higiene constante das mãos e para a necessidade do distanciamento social, além da importância de evitar ambientes com aglomeração ou com grande circulação de pessoas.

Unidades Mistas de atendimento

Atualmente, a Secretaria da Saúde de Joinville possui 33 Unidades Mistas. Cada uma delas atende a demanda de pacientes com casos suspeitos e confirmados de Covid-19 em todas as regiões da cidade:

UBSF Anaburgo
UBSF Canela
UBSF Costa e Silva
UBSF Jativoca
UBSF Lagoinha
UBSF Morro do Meio
UBSF Nova Brasília
UBSF Parque Douat
UBSF Pirabeiraba
UBSF Rio Bonito
UBSF Rio da Prata
UBSF São Marcos
UBSF Vila Nova Sede
UBSF Vila Nova I
UBSF Vila Nova Rural
UBSF Adhemar Garcia
UBSF Boehmerwald
UBSF Edla Jordan
UBSF Estevão de Matos
UBSF Fátima
UBSF Floresta
UBSF Jardim Edilene
UBSF Jarivatuba
UBSF João Costa
UBSF Paranaguamirim
UBSF Parque Guarani
UBSF Profipo
UBSF Ulysses Guimarães
UBSF Bucarein
UBSF Bakhita
UBSF Comasa
UBSF Itaum
UBSF Saguaçu

Fonte: Prefeitura de Joinville