Udesc completa 53 anos com ensino superior público e gratuito em toda Santa Catarina

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que leva ensino superior público, gratuito e de qualidade para todas as regiões catarinenses, completa 53 anos de criação neste domingo (20). Fundada em 1965, a Udesc mantém o Estado na quarta posição do ranking das unidades da federação com instituições estaduais de ensino superior.

A Udesc chega aos 53 anos com mais de 15 mil alunos, dois mil professores e técnicos, 60 cursos de graduação e 48 de pós, 12 unidades presenciais em 10 cidades catarinenses e 35 polos de ensino à distância, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC).

Os cursos oferecidos são sempre voltados para o perfil das regiões catarinenses, nas oito grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Biológicas; da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas; Sociais Aplicadas; Engenharias; e Linguística, Letras e Artes

"A Udesc chega aos 53 anos como uma instituição fortalecida e de qualidade reconhecida em Santa Catarina, no Brasil e internacionalmente. Nosso desafio é fazer a universidade se qualificar ainda mais, tanto nos recursos humanos quanto na estrutura física, e se desencapsular, buscando uma aproximação ainda maior com a sociedade", afirma o reitor da Udesc, Marcus Tomasi.

Pesquisa e extensão de ponta

Na pesquisa, a universidade estadual mantém 168 grupos certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico (CNPq), divididos nas oito grandes áreas do conhecimento.

Professores, técnicos e alunos da Udesc realizam mais de 700 programas, projetos e ações de extensão por ano em diversas áreas para levar o conhecimento obtido no ensino e na pesquisa ao público externo. As ações gratuitas beneficiam mais de 900 mil pessoas anualmente.

Desenvolvimento do Estado

A atuação da Udesc em todo o Estado, seja com unidades presenciais, seja com polos EAD, consolidou o modelo vocacionado da universidade para o perfil socioeconômico e cultural das regiões onde está inserida, no intuito de fortalecer esse contexto.

O ingresso na universidade pode ser feito via vestibulares (Verão e Inverno), Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e editais de transferência. Ao todo, são mais de três mil vagas todos os anos, sendo 20% para estudantes de escolas públicas e 10% para negros.

A Udesc oferece estrutura completa, como bibliotecas e laboratórios em todas as suas unidades. A instituição conta ainda com outras estruturas exclusivas, como o Hospital Veterinário, o Laboratório de DNA, a Clínica Escola de Fisioterapia, o Museu da Escola Catarinense (Mesc), a Rádio Udesc FM e a Editora Universitária.

  • Com informações da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado