Unidos pela saúde

Funcionários da Saúde se reuniram com estudantes na mobilização. Eles gritavam “Fora Dengue” e distribuíam panfletos com cuidados - Foto: Eduardo Montecino/OCP Online

Por: OCP News Jaraguá do Sul

08/04/2016 - 04:04 - Atualizada em: 08/04/2016 - 07:43

Cerca de 300 pessoas participaram da caminhada “Todos contra a dengue”, organizada pela Secretaria de Saúde de Guaramirim ontem, em celebração ao Dia Mundial da Saúde. Com faixas e panfletos, estudantes, profissionais da saúde e trabalhadores aproveitaram a oportunidade para distribuir informação e chamar a atenção para a importância do combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. Este ano, dois casos de dengue já foram confirmados em Guaramirim e outros três estão em análise, segundo informações do controle de zoonoses do município.

“Nenhum dos casos confirmados até agora foram contraídos dentro do município, mas temos cidades muito próximas com índices que exigem atenção. Por isso é preciso mobilizar constantemente a população sobre a necessidade de garantir que o mosquito não tenha como se reproduzir aqui”, alerta o coordenador do Programa de Controle da Dengue e Chikungunya do município, Jaime de Matos Junior. Por enquanto, não houve casos confirmados de Zika ou Chikungunya na cidade.

Apesar de jovem, a estudante Rutte Bento, de nove anos, sabe bem a importância da prevenção. Recentemente, a mãe dela precisou ser hospitalizada com suspeita de dengue, o que motivou a família toda a aumentar os cuidados dentro de casa. “Falo para todo mundo não deixar acumular água. Eu ensino em casa o que aprendo na escola”, diz a menina, que participou da caminhada ao lado da turma da Escola Padre Mathias Maria Stein.

Para a professora Lucia Fiamoncini, 55 anos, este é um tema que precisa estar constantemente dentro das salas de aula. “Temos que ensinar as crianças desde jovens, para que cresçam com esta consciência e repassem para seus pais”, acredita a docente. A operadora de caixa Daiane Marcarine concorda, e complementa: “Quanto mais conhecimento, melhor. E isso vale para todos. Vivemos na mesma cidade, mas nem todos cuidam como é necessário. É preciso chamar a atenção sempre”.

Jaraguá tem mais um caso confirmado
Mais um caso de dengue foi confirmado esta semana em Jaraguá do Sul, segundo informações da Vigilância Epidemiológica. Com o diagnóstico, passa para dez o número de casos este ano na cidade. Segundo a Secretaria de Saúde, os pacientes foram tratados e passam bem. Além disso, o município registrou dois novos casos suspeitos, sendo um para dengue e um para chikungunya, totalizando 66 suspeitas desde janeiro. Os exames devem ser coletados ainda hoje e os resultados divulgados no final da próxima semana.

De acordo com a supervisora da vigilância epidemiológica, Marinei Vilela Ostetto, a coleta dos exames só pode ser realizada dez dias após o surgimento dos primeiros sintomas, caso contrário, não é possível captar a doença. Todos os casos suspeitos e confirmados foram contraídos em outras localidades. Por enquanto, não há registro de novos focos de dengue.

arte ocp