Unidades de saúde de Gaspar disponibilizam testes de Covid-19 para pessoas sem sintomas

Foto Mauricio Vieira/Secom SC/Divulgação

Por: Felipe Elias

24/11/2020 - 15:11 - Atualizada em: 24/11/2020 - 15:46

A Prefeitura de Gaspar está oferecendo testes rápidos gratuitos de coronavírus para moradores da cidade que não apresentam sintomas da doença. A ação tem como objetivo facilitar o acesso ao exame e potencializar a identificação de novos casos, principalmente de assintomáticos, para frear a proliferação do vírus.

A testagem aleatória ocorre nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) do município, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30. Para fazer o exame é necessário que a pessoa compareça na unidade mais próxima de sua residência com documento e comprovante de residência.

 

“As unidades continuarão priorizando o atendimento ambulatorial, além de colocarem à disposição os testes rápidos. Por isso, pedimos que a população tenha paciência no atendimento. Caso não seja possível realizar o teste em algum momento, devido à demanda da unidade, será solicitado que o morador aguarde, retorne ou agende o retorno”, ressalta o secretário de Saúde, Arnaldo Munhoz.

 

Pacientes com sintomas de Covid-19 devem se dirigir ao Centro de Triagem do Ginásio João dos Santos, que funciona todos os dias, das 8h às 17h. “Temos de 3 a 4 equipes médicas atuando no local, além da farmácia e da coleta de testes, caso seja indicado. Para quem não tem sintomas, mas teve contato com alguém que testou positivo, ou para quem tem sintomas muito leves, indicamos as unidades básicas nos bairros”, explica Munhoz.

O secretário destaca que o Hospital de Gaspar deve atender somente casos de urgência e emergência. “Pedimos que as pessoas não procurem o hospital apenas para pegar atestado, ou renovar uma receita. O hospital deve ser procurado por quem apresenta sintomas mais agravados, como falta de ar e febre alta”.

Gaspar já confirmou 3.433 casos da doença, dos quais 47 vieram a óbito e nove estão internados em UTI.

Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: