Após avaliações, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul estabeleceu importantes alterações nos protocolos de atendimento prestado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A partir desta terça-feira (14), o paciente suspeito será atendido separadamente e todos os jaraguaenses que forem às unidades deverão estar, obrigatoriamente, usando máscaras.

O secretário titular da pasta, Alceu Moretti, explica que desde o início da pandemia do novo coronavírus, as unidades tem atendido quase que exclusivamente fatos ligados à nova doença, deixando outras demandas, muitas vezes, em segundo plano.

Segundo nova determinação do Município, agora toda pessoa passará por um controle logo que chega ao posto de saúde.

"Neste procedimento ele tem sua temperatura medida logo na entrada. Se a pessoa não apresentar febre é questionada se apresenta algum sintoma de gripe como tosse ou coriza, por exemplo. Caso não apresente nenhuma alteração segue para seu atendimento normalmente seja para fazer uma consulta ou até mesmo um agendamento", explica Moretti.

No entanto, se a pessoa apresentar febre (temperatura acima de 37,5°) será encaminhada imediatamente para uma sala em separado no próprio posto de saúde.

"Desta sala será feito contato com o serviço 0800-6438089, pelo qual a pessoa fará uma tele consulta com um médico que irá avaliar a situação deste paciente", afirma o secretário.

"Após esta avaliação, será verificado se esta pessoa irá para casa ficar em isolamento ou será encaminhada ao Pama, no bairro Czerniewicz. Ou seja, este paciente não terá nenhum contato com os demais usuários da unidade de saúde. "É bom frisar que se você apresenta sintomas gripais se dirija direto para o Pama" completa Moretti.

Ele destaca que o mesmo vale para aquelas pessoas que forem ao Pama em busca de atendimentos que não estão relacionados com a Covid.

"Uma pessoa que chegar ao Pama para uma simples consulta será encaminhada para ao posto de Saúde mais próximo de sua residência", aponta.

A medida visa dar maior fluidez aos encaminhamentos de casos suspeitos de Covid-19 para que as unidades possam atender outras demandas da população.

 

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul