As 26 unidades de saúde de Jaraguá do Sul adotaram um novo horário de funcionamento desde o dia 2 de janeiro. O atendimento está sendo realizado das 7h às 11h30 e das 12h30 às 16h30, com uma hora de almoço para os funcionários. Antes das férias coletivas, não havia intervalo ao meio-dia nos postos.
De acordo com o secretário de Saúde, Dalton Fischer, para manter as unidades abertas entre 11h30 e 12h30 era necessário fazer uma escala com os funcionários para que todos tivessem o intervalo.
“Isso gerava uma janela de três horas mais ou menos que a equipe não ficava completa no posto, causando reclamações por parte dos munícipes. Às vezes a pessoa chegava querendo uma vacina, mas a técnica estava em horário de almoço ou cobrindo outra função”, explica Fischer.
Na avaliação do secretário, o retorno às 12h30 vai possibilitar que o paciente consiga atendimento ainda durante o horário de almoço do seu trabalho e garantir a efetividade no atendimento à população, com as equipes integrais durante o expediente.
Segundo ele, a alteração foi um pedido dos próprios profissionais que atuam nos 26 postos de saúde. Fischer ainda comenta que a demanda no horário do meio-dia não é alta nas unidades jaraguaenses.
A coordenadora do posto no bairro Vila Nova, Luciana Schuch, voltou ontem (22) ao trabalho, mas já avalia como positiva a alteração.
“Antes tinham muitos desfalques, até porque os funcionários têm filhos e às vezes precisavam adequar os horários com os das creches. Desta forma, a equipe consegue descansar também e fica mais flexível, sendo que ainda é possível que os pacientes nos procurem no seu intervalo”, aponta Luciana.
O autônomo Edison Ricardo Keunecke também ficou sabendo da mudança na manhã de ontem, quando foi até a unidade do Vila Nova. Ele costuma procurar com frequência o atendimento, principalmente por causa dos filhos de 2 e 6 anos.
Edison não vê problema no novo horário, desde que ele não prejudique os demais pacientes. “Geralmente eu venho mais cedo no posto”, comenta.
Fila de espera está diminuindo
Conforme a diretora de Saúde, Niura Demarchi dos Santos, desde que o novo protocolo de atendimento foi implantado nas unidades de saúde, mais de cinco mil pessoas saíram da fila de espera por consultas. O período de transição para o protocolo de enfermagem se estende até março.
No momento, os atendimentos estão sendo feitos nos dois sistemas: por demanda espontânea e chamamento da fila de espera.
O novo modelo, segundo Niura, está tornando a Saúde de Jaraguá do Sul mais efetiva. “Muitas pessoas aguardavam meses por coisas que poderiam ter sido resolvidas já na primeira consulta”, avalia a diretora.
A média de tempo na fila de espera no município, por enquanto, é de cinco meses. Conforme Niura, após a implantação completa do novo sistema, não haverá mais filas para o primeiro atendimento.
Atualmente, entre as primeiras consultas e as de retorno, a fila de espera conta com aproximadamente 19.480 pessoas. O número, dividido pelas 26 unidades de saúde, coloca uma médica de 750 pessoas aguardando em cada posto.
As maiores demandas são por atendimento com clínico geral, odontologia clínica, odontologia infantil e crônicos.
Novos profissionais serão contratados
Um processo seletivo, com prova neste fim de semana, deve contratar um novo médico, técnico de enfermagem, nutricionista, psicólogo, auxiliar de saúde bucal e motorista de ambulância para a Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul.
Segundo o secretário Dalton Fischer, todas as vagas são emergenciais. “Como a demanda por médico é um pouco maior, vamos chamar de quatro a cinco profissionais a partir do momento que o processo for homologado”, completa.
Fischer destaca que o profissional do Mais Médicos que estava em Jaraguá do Sul e voltou para Cuba em novembro do ano passado, já foi substituído, mas houveram outras saídas que precisam ser preenchidas.
Quer receber as notícias no WhatsApp?
- Região de Jaraguá do Sul – Clique aqui
- Região de Joinville – Clique aqui
- Região de Florianópolis – Clique aqui