Unidade de saúde de Florianópolis oferece sessões de Reiki aos pacientes

A terapia é oferecida nas manhãs de quinta-feira pela voluntária, Deborah Terra Vasques | Foto PMF/Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

15/03/2019 - 07:03

Florianópolis é referência em Práticas Integrativas e Complementares de Saúde, das 49 unidades de saúde do município, 90% delas oferecem alguma prática, como acupuntura, yoga, auriculoterapia. A unidade de saúde do Rio Tavares complementa o tratamento médico com sessões de Reiki.

A terapia é oferecida nas manhãs de quinta-feira, das 9h às 11h30 pela voluntária, Deborah Terra Vasques há mais de cinco anos. Ela conta que é paciente da unidade de saúde há pelo menos 20 anos e decidiu realizar o trabalho voluntário na unidade para complementar o tratamento médico dos pacientes. “O reiki equilibra a energia, a imunidade e todos os sistemas do corpo. É uma terapia simples realizada através da energia das mãos”, explica Deborah.

Além do reiki, a unidade de saúde do Rio Tavares oferece às quartas-feiras atendimento de auriculoterapia, técnicas de respiração, qi gong e arte terapia. O secretário da Saúde, Carlos Alberto Justo da Silva, reforça que as práticas integrativas ampliam o conceito e fortalecem a construção coletiva do cuidado em saúde, por isso, merecem espaço na rede pública.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?