O compromisso com a formação de professores é umas das pautas defendidas pela Unesc enquanto Universidade Comunitária.

Responsável pela formação de mais de 36 mil egressos, dentre estes milhares de profissionais que seguiram pelo caminho da docência, a Instituição lançou, atendendo a edital do governo do Estado, três novos cursos de graduação com habilitação de Licenciatura.

Ciências da Religião, Tecnologia Educacional e Pedagogia agora fazem parte do portfólio de mais de 50 opções em ensino de graduação oferecidos pela Unesc com possibilidades de bolsas de estudo pelo Programa de Bolsas Universitárias (Uniedu) de Santa Catarina. Os cursos de graduação terão início ainda em 2022 com aulas em Criciúma.

De acordo com a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, serão disponibilizadas 40 vagas para cada uma das graduações, sendo que, destas, 30 contarão com a concessão de Bolsa Permanência (BP) no valor de R$ 500, ou seja, os estudantes receberão o valor além de ganharem 100% de desconto nas mensalidades.

A ajuda de custo é oferecida pelo Programa Uniedu para despesas relacionadas a materiais, transporte e alimentação, durante sua permanência no curso com recursos do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes).

Oportunidade imperdível

A abertura das vagas, conforme Luciane, significa uma oportunidade para quem sonha com a conquista do diploma e a carreira como professor.

"É muito importante poder viabilizar a indução de formação de professores a partir do incentivo do Governo do Estado de Santa Catarina. Estamos de portas e braços abertos para receber novos graduandos e prepará-los para a nobre missão de ensinar", destaca.

A formação de excelência nos cursos de Licenciatura, para Feldhaus, refletem o compromisso com a região.

"É evidente o quanto nossos egressos estão atuando no mundo do trabalho, especialmente nas escolas, fazendo a diferença. Formar professores e lutar pela valorização dessa profissão é uma de nossas constantes defesas e ganha ainda mais força com a chegada de novos cursos", acrescenta.

Corrida para garantir as vagas

Para garantir a matrícula e concorrer a uma das 40 vagas para cada um dos novos cursos, os candidatos devem se inscrever no site https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/273, conforme processo detalhado no Edital.

O período de inscrição e entrega da documentação completa para análise segue até o dia 29 de setembro. Para mais informações e detalhamento da oportunidade, os interessados podem entrar em contato com a Central de Atenção ao Estudante (Centac) por meio dos telefones (48) 9 9915-0433ou ainda 3431-2545 ou 3431-4500.

Neste link (https://bolsasuniedu.sed.sc.gov.br/wwpbaseobjects.home.aspx) estão disponibilizados tutoriais completos para explicar os detalhes das formas de inscrição no processo de Bolsas Universitárias.