Unidos por uma saúde cada vez melhor, a Unesc e o Governo de Criciúma assinaram dois termos de parceria nessa quinta-feira (20), no Salão Ouro, no Paço Municipal Marcos Rovaris.

A união garante a reforma e a ampliação das Clínicas Integradas e do Centro de Psicologia, ambos localizados dentro do campus da única Universidade Comunitária do Sul catarinense. Ao todo, o investimento ultrapassa os R$ 8,2 milhões, provenientes de emendas parlamentares do deputado federal Ricardo Guidi e do estadual Rodrigo Minotto, além de verba do Governo do Estado.

"Este é um momento que demarca uma outra história para a Universidade e que vem sendo reinventado e trabalhado há muito tempo, sendo efetivado agora com o repasse de recursos que têm a participação de parlamentares, de recursos federais, do Governo do Estado e toda a parceria do município, tanto do Executivo, quanto do Legislativo. Este recurso permitirá ampliar de modo significativo o número de atendimentos que fazemos nas clínicas, passando de 150 mil para 250 mil por ano", celebra a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Além disso, um laboratório de análises clínicas também será implantado, permitindo a realização de 10 mil exames, por mês, para os pacientes nas Clínicas Integradas. "A ampliação atende também outra finalidade: contribuir com a excelência acadêmica, por meio de uma formação pautada na experiência com infraestrutura adequada para os nossos estudantes que, no futuro, estarão no mercado de trabalho, cuidando das pessoas. Nossa cidade é referência nacional em saúde e nos orgulhamos em contribuir com a gestão pública na conquista desse importante indicador. Em nome da comunidade acadêmica, agradeço a Prefeitura, os deputados e toda a nossa equipe que trabalhou arduamente nos ajustes para organizar todos os projetos", ressalta a reitora.

O curso de Medicina, por exemplo, possui, atualmente, mais de mil alunos, sendo que mais de dois mil profissionais já foram entregues ao mercado de trabalho, atuando hoje nas redes pública e privada.

As Clínicas Integradas

As Clínicas Integradas em Saúde da Unesc são um local de desenvolvimento e construção prática para acadêmicos de todas as áreas. Nelas os estudantes desenvolvem atividades de ensino-aprendizagem em conjunto e supervisionadas pelos docentes de cada curso, enfatizando a Graduação Multi, modo inovador de ensino implantado pela Universidade em 2022.

"Quando se escrevem livros da nossa cidade, algumas páginas especiais precisam ser dedicadas à Unesc, porque não podemos contar a história de Criciúma sem antes falar da Universidade, que é tão importante para a nossa população. Temos bons parceiros que nos representam na Câmara Federal, na Assembleia Legislativa e nós temos este compromisso de trazer tudo que é bom e levar em recursos para a Universidade. Quanto melhor for para a Unesc, melhor para a população de Criciúma", salienta o prefeito Clésio Salvaro.

Como Universidade Comunitária, a Unesc tem ampla atuação e contribuição à região com ações e projetos no ensino, na pesquisa e na extensão. Destaca-se também pela prestação de serviços, como no caso específico das Clínicas Integradas, na área da saúde.

Os 150 mil atendimentos anuais, que passarão a 250 mil com a ampliação do espaço, estão distribuídos em cursos como Medicina, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Psicologia, entre outros.

"É uma grande felicidade contribuir com uma ação como esta, levando recursos importantes para o fortalecimento da nossa Unesc, nas Clínicas Integradas, que atendem a comunidade em geral, com prestação de serviço de qualidade e sem nenhum custo. Queremos contribuir cada vez mais com a Universidade", comenta o deputado estadual, Rodrigo Minotto.

Psicologia

O segundo termo de parceria firmado no ato garante o repasse de recursos para a reforma e ampliação do espaço do serviço de Psicologia, que realiza em média 3,2 mil atendimentos por mês e envolve 676 acadêmicos e 39 docentes, oportunizando assim a teoria na prática que contribui com a formação de profissionais mais qualificados e humanizados.

"A Unesc tem papel fundamental no desenvolvimento de nossa região, não só na questão educacional que forma mão de obra para todo o Sul do estado, mas por todo o atendimento na Saúde, do desenvolvimento econômico, no meio ambiente, entre tantos outros. Então é fundamental que a representatividade política da cidade vista a camisa da Universidade e tenha este compromisso com ela", fala o deputado federal, Ricardo Guidi.