Jaraguá do Sul e região contam, hoje, com um dos espaços coorporativo e estúdios de rádio mais modernos e bonitos do Brasil. Com qualidade em nível internacional nos aspectos técnicos, funcionais e estéticos, a nova casa das Rádios 105 e SuperNova é impressionante aos olhos e ouvidos.

Localizada em um edifício de marcante arquitetura no centro da cidade, também projetado pelos profissionais da Keidy & Raphael Cavalcanti Arquitetura, o projeto recebeu um upgrade, ganhando mais um andar para atender as necessidades das rádios.

“Edificado com estrutura Stell Frame para trazer rapidez e viabilidade de engenharia estrutural, este é um verdadeiro desafio de projeto e execução. Por fora a edificação já chama a atenção, porém é por dentro que o impacto de quem adentra as salas marca com muita energia os sentidos”, ressalta Raphael.

Para detalhar mais este projeto, os arquitetos Keidy, Raphael e Rhaleb Bakr explicam o estilo e a personalidade que fazem dele um dos mais impactantes de Jaraguá do Sul. Confira a entrevista. Neste Universo onde tudo já parece ter sido projetado e executado, onde buscaram inspiração para este trabalho?

Toda inspiração para nossos projetos vem das pessoas. Qualquer família, comércio, escola, empresa, são feitos de pessoas. Existe sim, valores institucionais presentes, mas são as pessoas que vibram os desejos, os sonhos e são as pessoas que fazem tudo acontecer. Desde os proprietários, passando pela diretoria, radialistas e toda equipe, a energia e motivação envolvida foi o combustível para toda criação e nada foi criado ao acaso.

Sonhamos juntos, projetamos juntos e construímos juntos. Curtimos, vencemos desafios e acima de tudo ganhamos grandes amigos com uma linda história materializada nesta obra. Foi incrível. Qual estilo deste projeto? Falar de estilo hoje em dia é complexo nesta contemporaneidade.

Tudo se mistura fácil e estilo mesmo é ter personalidade. Embora as linhas do projeto procurem uma temática levemente nostálgica, com lâmpadas lembrando antigas válvulas de rádios e fitas de LED lembrando equalizadores digitais, o estilo procurou ser austero, limpo e elegante, afim de passar credibilidade e harmonia estética.

Procurou-se fugir do “clichê” extravagante, colorido demais e fantasioso da grande maioria de projetos de rádios e TVs. Imaginamos o projeto de forma madura, neutra e menos carregada ou fantasiosa, apesar de ter suas nuances lúdicas. E quanto ao trabalho técnico e funcional? A acústica é peça chave no projeto.

Tudo foi pensando para atender o isolamento, a absorção e a reflexão quando necessário para cada casa. Vidros duplos, forros triplos, painéis perfurados, tecido, carpete, persianas, curvas e formas foram estudadas e pensadas para atender os níveis técnicos de acústica.

Também todas posições das salas e seus acessos e proximidades foram hiper analisados para dar praticidade e qualidade de trabalho a toda equipe que está em constante movimento, seja na parte administrativa, atendimento, comercial, financeiro, produção e difusão.

Uma rádio é um organismo incrivelmente vivo e dinâmico. Além do mais, mesmo sendo o áudio a principal fonte de mídia, hoje, com as redes sociais, imagens são geradas o tempo todo, ou seja, uma rádio é praticamente um estúdio de TV também.

Equipamentos, infraestrutura, fluxos, versatilidade e visual são fundamentais e tudo isto foi pensado e repensado minuciosamente a exaustão junto com as mentes da equipe da rádio, afim de que o resultado chegasse à excelência. O que podem falar da experiência deste trabalho?

Ninguém pode mudar o mundo para melhor se não começar por si mesmo. O que adianta reclamar de tudo e todos, se o nosso próprio quarto não está em ordem? Como podemos julgar alguém, se a nossa consciência não estiver limpa e livre? No universo do lar, do trabalho é a mesma coisa.

Cada projeto que pensamos e projetamos nos deixa uma marca e contribui para nosso crescimento profissional. Acreditamos que a qualidade de vida é também ter qualidade nos espaços que vivemos e a excelência passa por isto. Não estamos falando de investimento, mas sim de capricho, de organização, de buscar o melhor que se possa ter e dar.

Toda a equipe Rádios 105 e SuperNova, assim como seu proprietário, são assim, pautados pela ética e pela busca da excelência. Nosso trabalho não poderia ser diferente, por isto inovar é e foi necessário. Somos sempre muito gratos e felizes pelos desafios de projetos como estes. Foi fantástico, enriquecedor e com um resultado que surpreendeu a nós mesmos.