Um dos maiores asteroides do universo vai passar perto da Terra neste sábado

Foto: Reprodução/History. Foto: Reprodução/History.

Geral

Por: Elissandro Sutil

sexta-feira, 05:15 - 20/08/2021

Elissandro Sutil

Um asteroide gigantesco vai passar perto da Terra neste sábado (21). O asteroide recebeu o nome de 2016 AJ193, o gigante possui cerca de 1,4 quilômetro de diâmetro e viaja a 26 mil quilômetros por segundo. De acordo com os astrônomos, ele é maior que 99% dos asteroides já vistos.

Por estar relativamente perto da Terra, ele foi considerado objeto potencialmente perigoso. Segundo os cálculos atuais, o 2016 AJ193 voa a 3.427.445 quilômetros de distância do nosso planeta, nos termos espaciais, é considerado próximo. Porém a Nasa afirmou que não há risco de impacto.

Pelos critérios da Agência Espacial Norte Americana os objetos espaciais que possuem mais de 140 metros de diâmetro e se aproximam da Terra a uma distância de 0,05 unidades astronômicas, que são cerca de 6 milhões de quilômetros, são considerados objetos perigosos.

Em caso de impacto, asteroides deste tamanho podem causar tsunamis devastadores, terremotos e efeitos secundários que se estenderiam muito além da área de impacto.

Lua Azul

Outro evento astronômico que acontece neste fim de semana é a Lua Azul. No domingo (22), ocorre a Lua Cheia de agosto, ou Lua Azul. Ela recebe esse nome quando é a segunda lua cheia registrada no mesmo mês.

Foto Divulgação

Porém, segundo a Nasa, um outro conceito antigo é o de chamar a lua de "Lua Azul" quando ela é a terceira das quatro luas cheias em uma mesma temporada, que é o período entre um solstício e um equinócio.

Mas isso não significa que ela terá uma coloração diferenciada.

×