O prazo para as inscrições do edital do Programa Bolsa Cultural - Incentivando Talentos termina no dia 16 de maio. O edital busca selecionar instituições que trabalham com jovens para manter vivas as tradições germânicas de tiro ao alvo em Jaraguá do Sul.

O valor investido será de R$ 129.600,00.

Uma vez que a instituição for credenciada, ela deverá ofertar até 12 bolsas com o valor de R$ 150,00 cada, para o desenvolvimento da prática desportiva. Serão disponibilizadas para este edital até 144 bolsas desta natureza.

Está proibida a cobrança de valores adicionais em matrículas, acréscimos nas mensalidades, material didático ou locação de equipamentos.

Metade das bolsas serão destinadas para menores de 20 anos. Caberá à entidade ser responsável pelos alunos bolsistas menores e possuir a infraestrutura necessária como materiais e equipamentos para a prática do curso oferecido.

As instituições que se interessarem deverão entregar uma ficha de inscrição e documentos necessários até o dia 16 desse mês, no Setor de Protocolo da Prefeitura, o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00.

Informações e esclarecimentos adicionais sobre este edital poderão ser obtidas na Secel, pelo fone (47) 3270-4300, ou ainda pelo e-mail cultura@jaraguadosul.sc.gov.br.

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Para ser considerada habilitada, a entidade interessada deverá apresentar alguns requisitos:

  • Estatuto com finalidade cultural;
  • Integrar uma Associação de Tiro;
  • Demonstrar atuação em eventos de cunho cultural, na área do tiro ao alvo, comprovar a participação em campeonato oficial de tiro ao alvo, promovido pela associação a que pertence;
  • Comprovar as atividades culturais por meio de certificados, documentos, fotos e mídias que demonstrem a atuação em eventos;
  • Possuir profissionais habilitados para a realização do curso oferecido;
  • Atender os alunos bolsistas a partir de seis anos de idade, sem limite de faixa etária e também alunos com deficiência e/ou mobilidade reduzida;

De acordo com a secretária Natália Lúcia Petry, o edital tem entre os objetivos incentivar a prática do tiro ao público jovem, como forma de manter a tradição das festas de busca de Rei e Rainha nas sociedades, bem como manter viva a tradição germânica no município.

“A secretaria vem trabalhando para verificar de que forma pode incentivar as iniciativas culturais. Trata-se de um segmento prejudicado, pois quem produz cultura está há mais de um ano impossibilitado de desenvolver as suas atividades por causa da pandemia de Covid-19, e as sociedades de tiro exercem papel preponderante na manutenção das tradições germânicas de forma voluntária. O Programa Incentivando Talentos, levado às sociedades, demonstra o apoio do poder público no sentido de oportunizar a continuidade de todo esse engajamento até que se possa realizar novamente o Schützenfest”, explica Natália.

Vale lembrar que a última edição da Festa dos Atiradores, a 31ª, ocorreu em 2019 e a 32ª foi adiada para novembro de 2022, também em virtude da pandemia.

Para o diretor de Cultura, Sidnei Marcelo Lopes, o Programa Incentivando Talentos busca, há muitos anos, valorizar os produtores culturais da cidade e agora, inserido nas sociedades de tiro, fornece ajuda na perpetuação das tradições das festas de Rei e Rainha, com demonstração de valorização deste trabalho voluntário.

“Este edital, dentro das sociedades de tiro, além de proporcionar um suporte às instituições desta natureza, impossibilitadas de promover bailes e festas, representa a continuidade dos valores das tradições do tiro em nossa cidade”, explica Sidnei.