Último feriado antes do Natal será de tempo firme

Por: Elissandro Sutil

14/11/2017 - 09:11

Muita gente vai aproveitar o último feriado antes do Natal para um bate-volta no litoral ou cidades próximas, desfrutando do tempo firme e quente. Mas mesmo as pessoas que não vão viajar poderão aproveitar para descansar nesta quarta-feira (15), dia da Proclamação da República.

Para quem vai pegar a estrada, a recomendação é atenção e prudência. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, as medidas de segurança devem ser adotadas mesmo nas viagens mais curtas. O planejamento é fundamental e a PRF alerta que deve levar em consideração a duração da viagem, a hora prevista de chegada ao destino e pontos de parada para alimentação, descanso e abastecimento. A falta de planejamento pode resultar em imprudências como o excesso de velocidade e ultrapassagens forçadas, o que consequentemente aumenta o risco de acidentes. No último feriado prolongado foram registrados 150 acidentes no período de 1º a 5 de novembro em Santa Catarina, deixando um total de 142 feridos e dez mortos.

Na tarde de segunda-feira (13), conforme o gerente de uma empresa de transporte do município, Luis Bernardo Carvalho, a movimentação na estação rodoviária estava dentro do normal, o que costuma acontecer quando o feriado ocorre bem no meio da semana. “Infelizmente não está tendo muita procura, mas isso pode mudar”, revela.

Quem está pensando em aproveitar as praias mais próximas, como Barra Velha, Piçarras e Penha, deve contar com uma quarta-feira de sol e tempo firme. Com manhã e noite fresquinhas, a temperatura pode chegar a 30°C à tarde. Tanto em Jaraguá do Sul quanto no Litoral Norte, o sol deve predominar entre hoje (14) e amanhã (15), segundo a previsão do sistema Epagri/ Ciram. O meteorologista Clóvis Correa destaca que algumas pancadas de chuva deverão ocorrer na quinta-feira (16), especialmente à tarde e à noite. “São aquelas pancadinhas típicas de verão, que devem se repetir na sexta-feira, quando o sol aparece entre nuvens”, aponta. No entanto, o sábado será de chuva, especialmente à tarde e durante a noite, com possibilidade de tempestade localizada.