A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no sábado (24), uma ação especial de vacinação onde vários postos ficaram abertos para facilitar o acesso às vacinas, principalmente a que imuniza contra a poliomielite.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a pólio começou no dia 8 de agosto e foi prorrogada até sexta-feira, dia 30 de setembro. Ela é voltada a crianças entre 1 e menores de cinco anos e a cobertura vacinal ainda está abaixo do esperado para este público, isso em todo o país, o que preocupa a área da Saúde.

A vacinação segue ocorrendo durante a semana em todas as unidades de saúde com sala de vacina.

“A polio é uma doença grave, que pode provocar a paralisia infantil e já tinha sido erradicada, havendo o risco de retornar caso as crianças não estejam vacinadas”, alerta o diretor de Vigilância em Saúde, Dalton Fischer.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, no sábado foram aplicadas 855 doses de vacinas em geral, sendo 265 contra a pólio. Até o momento, 5.240 crianças receberam a dose de reforço da campanha contra a paralisia infantil em Jaraguá do Sul, o que representa 53% de cobertura vacinal. “É extremamente importante vacinar as crianças e manter atualizada a carteira de vacinação”, volta a frisar a diretora de Saúde, Amanda Lemos.

Com a atualização das carteirinhas de vacinação, está sendo fornecido o “Certificado de vacinação em dia", que será usado para a efetivar as matrículas e rematrículas no fim do ano. “Pedimos, mais uma vez, para que os pais levem seus filhos para vacinar, é um ato de amor e de cuidados com a saúde dos pequenos”, reforça o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti.