UFSC define reitor em segundo turno nesta quarta-feira

Por: Schirlei Alves

11/04/2018 - 05:04 - Atualizada em: 12/04/2018 - 07:43

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) define nesta quarta-feira (11), em segundo turno, quem será o novo reitor pelos próximos quatro anos. O professor Irineu Manoel de Souza, do Centro Socioeconômico (CSE), fez 34% dos votos contra 33,67% alcançados pelo candidato Ubaldo Cesar Balthazar, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), no primeiro turno, que ocorreu em 28 de março, nas cinco unidades universitárias. O professor Edson Roberto De Pieri, do Centro Tecnológico (CTC), ficou em terceiro lugar com 30,62% dos votos.

LEIA MAIS: Eleição deve movimentar 40 mil pessoas nesta quarta-feira

A eleição ocorre fora de época em função da morte do ex-reitor, Luiz Carlos Cancellier. Mais de 40 mil pessoas estão aptas a votar, entre alunos, professores e técnicos administrativos.

Após a votação, a lista tríplice de candidatos será enviado ao Ministério da Educação (MEC) na ordem do mais votado para o menos votado. Segundo a comissão eleitoral, existe um acordo para que os candidatos perdedores não assumam o mandato de quatro anos, caso sejam indicados pelo MEC. Porém, a tendência é de que o Ministério opte pelo candidato mais votado.

LEIA MAIS: Universidade não tem clima de eleição

Confira o perfil dos candidatos:

 

IRINEU MANOEL DE SOUZA

Perfil: Segundo a comunicação da UFSC, Souza é graduado em licenciatura plena em tecnologia pela UFSC e em administração pela Udesc, mestre em administração e doutor em engenharia e gestão do conhecimento pela UFSC. Lidera o grupo de pesquisa em gestão social e administração pública. Há 44 anos atuando na UFSC, ingressou como administrador, integrou o magistério como professor e se tornou diretor do Centro Socioeconômico (CSE).

Trecho da manifestação final do candidato no debate de 22 de março: “Nos preocupamos com a pesquisa de qualidade e socialmente referenciada, que atenda a sociedade, com a institucionalização do ensino à distância, valorização da graduação e permanência do desafio. Apoiaremos a autonomia universitária para buscar junto ao governo federal orçamento participativo. A transparência será um dos princípios fundamentais da nossa administração, o que possibilitará os fundamentos da autonomia universitária. Defendemos a construção de moradias, institucionalização para indígenas, ações institucionais anti-racistas. O reitor precisa ser uma pessoa tranquila, limpa e que possa defender a universidade em todas as instâncias.”

 

UBALDO CESAR BALTHAZAR

Perfil: Assumiu a reitoria temporariamente após a morte de Cancellier. Segundo a comunicação da Universidade, Balthazar é professor titular da UFSC há 40 anos. Doutor em direito pela Universidade Livre de Bruxelas, mestre e graduado pela UFSC. Atua com ensino, pesquisa e extensão em temas do direito. Entre as atividades exercidas na universidade, foi coordenador dos cursos de graduação e pós graduação, chefe de departamento, vice-diretor e diretor do Centro de Ciências Jurídicas e presidente do Conselho Curador Fundação José Arthur Boiteux.

Trecho da manifestação final do candidato no debate de 22 de março: “Sou professor há quarenta anos, ocupei todos os cargos administrativos no âmbito do Centro de Ciências Jurídicas, construí minha vida dentro da universidade, por isso me sinto em perfeitas condições de exercer o cargo de reitor pelos próximos quatro anos. Comungo com a ideia de uma universidade autônoma, sonho com uma universidade sem medo, feliz, onde a gente possa trabalhar com prazer. Eu diria que a universidade dos meus sonhos é a universidade que vai sair desse ranking de 4ª melhor universidade do Brasil para o primeiro lugar dentro de quatro anos. É perfeitamente possível desde que todos nós vistamos a camisa da universidade. Uma vez eleito nós seremos reitor de todos.”

LEIA MAIS: Candidatos à reitoria da UFSC fazem último debate antes da eleição