Udesc lança plataforma Minha Biblioteca com oito mil obras e atualiza idUdesc

Por: Ewaldo Willerding Neto

06/11/2020 - 10:11 - Atualizada em: 06/11/2020 - 10:47

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou uma nova versão do sistema de identificação utilizado por professores, técnicos e estudantes da instituição, o idUdesc, com melhorias de layout e de recursos. Acesse o sistema.

Segundo a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), o novo idUdesc foi feito “para funcionar como uma ferramenta de apoio para desenvolvimento de sistemas, por meio da padronização da tecnologia e de boas práticas utilizadas”.

Um dos recursos da nova versão é a integração com a plataforma digital Minha Biblioteca, novo serviço de consulta e acesso a ebooks oferecido pela Udesc para servidores e acadêmicos. A adoção da nova ferramenta foi viabilizada pela Setic e pela Biblioteca Universitária (BU).

Integração

“O novo idUdesc concretiza o primeiro passo de um grande projeto iniciado na Setic com o objetivo de integrar os centros de ensino, facilitando a comunicação entre analistas, a colaboração entre equipes e o desenvolvimento conjunto de futuros projetos da universidade”, afirma o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, Marcos Vinícius Linhares.

O nome de usuário e a senha usadas por servidores e acadêmicos no idUdesc também dão acesso a diversos sistemas e serviços da universidade, como a plataforma Office 365 e a internet sem fio nos campi. No sistema, é possível atualizar os dados pessoais e redefinir a senha de acesso, por exemplo. “Outras funcionalidades serão incluídas”, destaca Linhares.

 

Ilustração/Udesc

Acesso a ebooks

A plataforma digital de livros Minha Biblioteca, integrada ao novo idUdesc, é um recurso adotado pela universidade “com o objetivo de oferecer à comunidade acadêmica conteúdo de qualidade atualizado”, destaca a coordenadora da Biblioteca Universitária, Luiza da Silva Kleinubing.

A Udesc investiu R$ 307,8 mil pelo acesso de servidores e acadêmicos, durante o período de um ano.

“Por meio dela, estudantes e servidores têm acesso rápido, fácil e simultâneo a um vasto acervo de títulos técnicos e científicos. São mais oito mil títulos de variadas áreas do conhecimento, 100% na língua portuguesa, que atendem mais de 200 cursos e mais de 1,5 mil disciplinas”, afirma Luiza.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp