Udesc Joinville receberá palestra sobre tecnologia “Over The Top” nesta quarta

Por: Windson Prado

17/04/2018 - 08:04 - Atualizada em: 17/04/2018 - 12:12

O próximo evento do projeto de extensão Colóquios de Ciência da Computação do Centro de Ciências Tecnológicas, da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) em Joinville, será na quarta-feira, 18, às 19h, no Auditório do Bloco F. O professor Adriano Fiorese apresentará seu trabalho desenvolvido no pós-doutorado, em Aveiro, Portugal.

O trabalho realizado durante o ano de 2017 é sobre a área de distribuição de conteúdos OTT (Over The Top). A tecnologia abrange especialmente a disseminação de vídeo e áudio como serviço por meio de uma infraestrutura de comunicação (rede), que não é proprietária ou exclusivamente administrada.

Os mais conhecidos serviços de distribuição de conteúdo OTT são os serviços de entretenimento, como Netflix, que distribui conteúdo utilizando a internet como infraestrutura de rede. Desafios nessa área envolvem desde a otimização das infraestruturas de distribuição (Content Distribution Networks) a melhores formas de visualização e interação com o conteúdo, objetivando a melhor qualidade de experiência possível.

O professor Adriano Fiorese realizará a apresentação cumprindo o artigo 8, item 4 da Resolução n° 0010/2009 do Conselho Universitário, que diz que após o retorno ao Centro de lotação, ele deve apresentar o trabalho desenvolvido, e seus resultados, à comunidade acadêmica do Centro.

*Com informações de Assessoria de Imprensa